Siga o OTD

Atletismo

Darlan Romani e 4x100m ficam em quarto no Mundial

Apesar dos 22m53, Darlan sai do pódio no último arremesso. No 4x100m, Brasil fica em 4º com recorde sul-americano

Darlan Romani, no Mundial de Atletismo
(Wagner Carmo/CBAt)

Darlan Romani ficou a um arremesso do pódio no Mundial de Atletismo de Doha. O brasileiro ficou com o quarto lugar no arremesso de peso marcando 22m53 em uma das finais mais duras da história. No mesmo dia, o time do revezamento 4x100m masculino bateu o recorde sul-americano e também ficou com o quarto lugar.

O time formado por Rodrigo Nascimento, Vitor Hugo dos Santos, Derick Silva e Paulo André de Oliveira fechou o revezamento 4x100m do Mundial de Doha com 37s72. Na semifinal haviam cravado 37s90.

Os Estados Unidos ficaram com o ouro com o segundo tempo mais rápido da história: 37s10. Em segundo ficou a Grã-Bretanha, com 37s36 e, em terceiro, o Japão, com 37s43. Ambos recordes particulares dos times.

Revezamento 4x100m masculino no Mundial de Atletismo

(Wagner Carmo/CBAt)

O resultado de Darlan Romani e do time de revezamento masculino é o melhor do Brasil no Mundial de Atletismo ao lado de Erica Sena, na marcha atlética de 20 quilômetros.

Disputa de gigantes

No arremesso de peso, Ryan Crouser, campeão olímpico, abriu a final com 22m36, recorde do campeonato, logo no primeiro arremesso. Ainda seria pouco. Darlan Romani veio a seguir e arremessou a 21m61, colocando-se em segundo lugar. Logo caiu para terceiro, com a marca do então campeão mundial Tomas Walsh da Nova Zelândia, de 22m90, até então novo recorde do campeonato.

A seguir, Darlan foi a 22m53, próximo de sua melhor marca pessoal, e voltou para a segunda colocação. Assim eles fecharam a terceira rodada, com Darrell Hill e Joe Kovacs, ambos dos Estados Unidos, em quarto e quinto, ainda abaixo dos 22m.

Konrad Bukowiecki, da Polônia, o neozelandês Jacko Gill e o nigeriano Chukwuebuka Enekwechi completaram os oito que seguiram para os seis arremessos na final do Mundial de Atletismo.

Final Darlan Romani no Mundial de Atletismo

Kovacs na reta final

Na quarta rodada, Darlan Romani foi ultrapassado por Crouser, que marcou 22m71. O brasileiro fez 22m13 e permaneceu com os 22m53 da segunda tentativa, na terceira colocação. Walsh falhou a terceira rodada seguida, mas permaneceu na liderança. O contexto permaneceu igual até a reta final da sexta rodada.

O bronze estava perto para Darlan. Faltavam, pela ordem, Kovacs, Darlan, Crouser e Walsh. Se Kovacs não o ultrapassasse, o pódio estaria garantido. Mas o atleta dos Estados Unidos arremessou a 22m91, saltou do quarto para o primeiro lugar e jogou Darlan para fora do pódio.

O brasileiro veio logo a seguir, mas queimou a última tentativa. No final, Kovacs levou com 22m91, Crouser ficou com 22m90 na segunda colocação, e o bronze foi para Walsh, que também marcou 22m90, mas perdeu para o rival dos Estados Unidos por conta da segunda melhor marca.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Elaine Martins

Elaine Martins também competiu neste sábado (5). Participou das eliminatórias do salto em distância. Ela fez três saltos, o melhor em 6m50, ficou na 15ª colocação e não conseguiu vaga na final. Passaram as doze melhores, sendo que a décima segunda melhor classificada saltou 6m53.

Eliane Martins, no Mundial de Atletismo

Eliane Martins (Wagner Carmo/CBAt)

Além de Darlan Romani e Erica Sena, o melhor resultado do Brasil no Mundial de Atletismo foi o quinto lugar de Thiago Braz no salto com vara, final em que Augusto Dutra fechou na 10ª colocação. Alison Brendom, de apenas 19 anos, também fez final e terminou em sétimo com o melhor tempo da temporada nos 400 metros com barreiras.

Outro bom resultado foi com Fernanda Borges, no lançamento de disco, ficou na sexta colocação com 6m42. O revezamento 4×400 misto foi o oitavo e Caio Bonfim finalizou a marcha atlética 20km em 13º lugar.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo