Siga o OTD

Atletismo

Seleção fará camping de treino em Bangcoc visando Doha

Etapa de preparação visando o Mundial do Catar vai reunir na Tailândia velocistas e barreiristas; outros três ocorrem na Espanha e no Equador

Paulo André (Fernando dos Reis)

A seleção brasileira fará um camping de atletismo em Bangcoc, na Tailância, como parte do treinamento para o Campeonato Mundial de Doha, que será disputado de 27 de setembro a 6 de outubro, no Catar. As atividades fazem parte de parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O camping de atletismo é um de três previstos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e será o maior deles. Será o de velocidade, barreiras e 4×100 m masculino, e ocorrerá de 10 a 21 deste mês de setembro. Participarão atletas que possuem índices para o Mundial de Doha em provas individuais (velocidade e barreiras), bem como seus treinadores.

Para o revezamento 4×100 m masculino foi considerado o critério de formação da equipe para o Mundial de Doha (as equipes fecharam após o Troféu Brasil). Após a realização do camping de atletismo, os atletas e treinadores que forem convocados oficialmente pela CBAt seguirão diretamente para o Catar.

A lista final dos atletas e treinadores brasileiros no Mundial de Doha sai após o dia 6, prazo final para a obtenção dos índices mínimos de participação definidos pela IAAF. “O camping será extremamente importante para a preparação final dos atletas, tanto no individual como no revezamento”, comentou Carlos Alberto Cavalheiro, coordenador geral da iniciativa, do COB.

Darlan Romani, Erica Rocha e Caio Bonfim

Outros dois campings de atletismo já estão em andamento. Um é o de Marcha Atlética, que prossegue até dia 20 em Guayaquil, no Equador. Lá está Erica Rocha de Sena, que disputará os 20 km no Mundial de Doha.

Já o Camping Internacional de Treinamento do Arremesso do Peso começou nesta terça-feira (3) e vai até dia 28, em León, na Espanha. Participa Darlan Romani e de seu treinador Justo Navarro. Darlan ainda disputa a final da Liga Diamante, em Bruxelas, Bélgica, nesta quinta-feira (5).

O marchador Caio Bonfim e a sua mãe e treinadora Gianetti Oliveira de Senna Bonfim iniciam nesta quarta-feira (4) o Camping Internacional de Treinamento de Marcha Atlética em Sierra Nevada, Espanha. Caio está qualificado para os 20 km e os 50 km e o camping vai até o dia 22 de setembro.Os participantes do Camping Internacional de Bangcoc.

Brasil no Camping de Treinamento de Bangcoc

Atletas
Feminino
Vitória Rosa (Pinheiros) – 100 m
Jéssica Moreira (Águias Guariba) – 400 m com barreiras

Masculino
Paulo André Camilo (Pinheiros) – 100 m – 200 m – 4×100 m
Vitor Hugo dos Santos (Orcampi) – 100 m – 4×100 m
Rodrigo Nascimento (Orcampi) – 100 m – 4×100 m
Aldemir Gomes Junior (Pinheiros) – 200 m – 4×100 m
Derick Souza (Pinheiros) – 4×100 m
Flavio Gustavo Barbosa (AABB Currais Novos) – 4×100 m
Gabriel Constantino (Pinheiros) – 200 m – 110m com barreiras
Eduardo de Deus (Orcampi) – 110 m c/barreiras
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) – 400 m com barreiras

Treinadores
Katsuhiko Nakaya (SP)
Vânia Maria da Silva (RJ)
Nelson Lemes de Souza (SP)
Renan Valdiero (RJ)
Felipe de Siqueira da Silva (SP)
Carlos José Camilo de Oliveira (ES)

Fisioterapeuta
Anderson Elói de Oliveira (SP)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo