Siga o OTD

Pan 2019

Brasileiros buscam ouro inédito na Marcha Atlética

Erica Rocha de Sena (Wagner Carmo/CBAt)

Depois da maratona, o atletismo volta à cena dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru, com a disputa das provas feminina e masculina dos 20 km da marcha atlética, neste domingo (4) em circuito de 1 km montado na Avenida José Larco, ao lado do Parque Kennedy, em Miraflores, um dos 43 distritos que formam a província da capital peruana.

A largada das mulheres está prevista para as 8 horas (10 horas de Brasília), enquanto os homens marcham a partir das 10:30 (12:30 no horário oficial do Brasil).

O Brasil terá três representantes neste domingo: Erica Rocha de Sena, Caio Bonfim e Moacir Zimmermann. Erica e Caio estão entre os favoritos para lutar por um lugar no pódio.

“Acho que consegui fazer uma excelente preparação. Estou muito confiante para obter um grande resultado”, disse a pernambucana Erica, radicada desde 2011 em Cuenca, no Equador, onde é casada com Andrés Chocho, também marchador (é recordista sul-americano dos 50 km) e seu treinador.

Medalha de prata no Pan de Toronto 2015, o primeiro pódio da marcha brasileira na história da competição, Erica aponta a colombiana Sandra Lorena e a peruana Kimberly Garcia, finalistas no último Mundial, como principais adversárias. “Pude treinar com o Caio Bonfim, em Cuenca, onde ele fez um camping de altitude. Ver atletas treinando forte motiva a gente. O Caio é muito raçudo”, comentou a atleta de 34 anos, que está desde quarta-feira (31/7) na Vila Pan-Americana.

Já Caio, medalha de bronze em Toronto 2015, está desde segunda-feira (29/7) fazendo os ajustes finais e a adaptação ao clima de Lima, seguindo a programação elaborada pelos pais e treinadores João Sena e Gianetti Bonfim, em parceria com a CBAt e o COB. “Estou bem preparado, depois do Camping de Treinamento que fiz na altitude de Cuenca, no Equador. Contei com uma excelente estrutura e tive ajuda da Erica e do Chocho”, lembrou. “Não vai ser fácil. Muitos adversários de alto nível e o objetivo é fazer a melhor prova possível.”

Moacir Zimmermann também está otimista. “Treinei muito e me dedico exclusivamente à marcha. Quero um grande resultado no Pan, de olho na Olimpíada de Tóquio 2020”, afirmou o paranaense, que defende a equipe do Balneário Camboriú (SC).

O nível técnico da prova masculina deverá será muito forte, pois reunirá dois medalhistas do Mundial de Londres dos 20 km: o colombiano Eider Arévalo, ganhador da medalha de ouro (1:18:53) e Caio Bonfim, bronze (1:19:04).

Em La Coruña, em junho, Caio bateu o recorde brasileiro, com 1:18:47, quebrando a marca que era dele mesmo, com 1:19:04, desde o bronze no Mundial de Londres 2017. O resultado é a segunda melhor marca de toda história no Ranking Sul-Americano, atrás apenas do campeão olímpico equatoriano Jefferson Pérez, que tem 1:17:21, desde 2003.

Mais em Pan 2019