Siga o OTD

Assunção 2022

Atletismo do Brasil é ouro nos 4x400m misto

Seleção brasileira vence prova emocionante. Outros destaques da sessão noturna são decatlo e 400m

atletismo decatlo felipe vinicius dos santos
Wander Roberto / COB

Foi com emoção!! Teve de tudo na final dos 4x400m misto, em que o Brasil conquistou a medalha de ouro para encerrar a primeira sessão noturna do atletismo nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. A medalha, porém, salvou uma noite apagada, em que os outros destaques foram a liderança de Felipe Vinicius dos Santos ao fim do primeiro dia de decatlo e a classificação de dois representantes do Brasil para a final dos 400m rasos.

A final dos 4×400 começou com a Venezuela disparando na frente e Anderson Henriques entregando apenas em segundo para Maria Victoria Sena. O destaque do time brasileiro foi Douglas da Silva que ultrapassou os rivais e disparou na terceira perna. Completando a prova, Tabata Carvalho resistiu as pressões das adversárias e levou o Brasil a mais um ouro com o tempo de 3:21.53. Equador foi prata, com 3:22.27 e Colômbia conquistou o bronze, com 3:22.87, apenas quatro centésimos a frente da Venezuela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais brasileiros rumo ao ouro no atletismo

O decatlo continuou suas atividades com mais duas provas. Felipe Vinicius dos Santos ampliou sua vantagem após uma grande prova dos 400m, e o equatoriano Andy Preciado passou para a segunda colocação após vencer o salto em altura. Felipe terminou o dia com 4050 pontos, enquanto Andy chegou aos 3926. O venezuelano Gerson Izaguirre está em terceiro com 3877 e o brasileiro José Fernando Ferreira segue próximo ao pódio, em quarto lugar com 3800 exatos.

Na primeira prova da noite, Preciado saltou a 2,02m para vencer e entrar de vez na disputa pelo título. José Fernando Ferreira ficou em segundo com 1.93m e Felipe Vinicius dos Santos foi o terceiro, saltando a 1,90m.

Encerrando o primeiro dia, Felipe fez uma bela prova para ampliar sua liderança. O representante brasileiro no decatlo em Tóquio 2020 venceu com folga os 400m ao completar em 49,30mGerson Izaguirre Rangel (51.30) e o equatoriano Andy Preciado (51.60) vieram atrás. José Fernando Ferreira ficou em quarto, com 51.62.

+ Brasil passa dos 100 ouros com vitórias no boxe feminino

Nas semifinais dos 400m, os brasileiros Vitor Hugo de Miranda e Lucas da Silva Carvalho passaram com tranquilidade para a final. Vitor ficou em segundo na primeira bateria, com 47.22 e Lucas venceu a segunda bateria com 46.36.

Outros brasileiros no atletismo ficam sem medalha

No salto em distância, Lucas Marcelino ficou em quinto, com a marca de 7,57, longe do pódio. O peruano Jose Luis Mandros saltou para 8,07m, e o uruguaio Emilio Lasa Sanchez e o colombiano John Andres Berrio completaram o pódio, com saltos de 7,93m e 7,89m. O brasileiro Alexsandro Melo, conhecido como Alex Bolt sofreu uma lesão no tornozelo e abandonou a disputa ao fim da etapa classificatória. Apesar de ter ficado no top8 ele não conseguiu retornar para os saltos seguintes e terminou na oitava colocação, com a marca de 7,10m.

Allan Wolski ficou em quarto lugar, com melhor marca de 70,54m. O Chile fez dobradinha com Gabriel Kehr e Humberto Mansilla, repetindo o resultado dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Joaquin Gómez ficou em terceiro com 73.56. Na única prova sem brasileiros na sessão noturna, Frederico Bruno levou o ouro para a Argentina nos 5.000m com tempo de 13:54.79. Uruguai e Chile ficaram com prata e bronze, respectivamente.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Assunção 2022