Siga o OTD

Assunção 2022

Brasil passa dos 100 ouros com vitórias no boxe feminino

Tatiana Chagas garante 100ª medalha de ouro para o Time Brasil em Assunção 2022. Jucielen Romeu e Bárbara Santos também vencem our

jucielen romeu boxe feminino brasil jogos sul-americanos assunção 2022
Gaspar Nóbrega/COB

O Time Brasil chegou ao Pavilhão 1 da Secretaria Nacional de Esportes na noite desta quarta-feira (11) com 99 ouros conquistados. A campanha brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022 buscava um ouro para chegar à marca centenária. Tinha quatro chances com as finais no boxe feminino. Depois de perder a primeira luta, as boxeadoras brasileiras dominaram a noite, levando três dos títulos ouros em disputa. Tatiana Chagas foi a responsável pela marca centenária, e Jucielen Romeu e Bárbara Santos também levaram ouro. Caroline Almeida foi prata e o Brasil chegou aos 102 ouros.

Confira como foram as finais do boxe feminino em Assunção 2022

A brasileira Caroline Almeida foi a primeira a entrar no round e chegou a faz um bom início de combate contra a colombiana Ingrit Valencia. A rival na disputa dos 50kg possuía muita experiência. Ela foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Rio, ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e é a atual vice-campeã mundial. Ao fim do combate, o favoritismo da colombiana foi confirmado com uma vitória unânime na mão dos árbitros. Carol Almeida garantiu assim a medalha de prata.

Em seguida, um combate acirrado entre a brasileira Tatiana Chagas enfrentou a venezuelana Johana Landaeta pelo título dos 54kg. Algo muito raro aconteceu nesta partida: todos os cinco árbitros deram as mesmas notas nos três rounds e a brasileira venceu por 5 a 0, mas sempre por 29 a 28, prova de um embate difícil. No fim do primeiro round, Tatiana foi para cima da rival e deu certo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Porém, Johana foi superior no segundo round e a brasileira precisou melhorar o nível de golpes para garantir a vitória, assim se tornando a primeira campeã brasileira do boxe nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. Tatiana foi a responsável pelo centésimo ouro do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022.

Em seguida, foi a vez Jucielen Romeu foi superior de forma unânime, vencendo por 5 a 0 a final dos 57kg. Quatro árbitros marcaram 30 a 27, e apenas um 29 a 28, mostrando a superioridade da brasileira em todo o embate, garantindo assim a segunda medalha de ouro do boxe brasileiro.

Encerrando a participação brasileira, Bárbara Santos teve um jogo muito difícil pela final dos 66kg, em que começou atrás mas conseguiu se recuperar. No fim, vitória diante da argentina Lúcia Noelia Perez, vencendo por 4 a 1. Três juízes deram vitória para a brasileira por 29 a 28, mostrando o equilíbrio do combate.

Colômbia leva segundo ouro no boxe feminino

Nas duas finais femininas sem participação brasileira também aconteceram. Angie Váldes, da Colômbia, venceu por 5 a 0 a uruguaia Camila Piñeiro na final dos 60kg.

Atheyna Bylon, campeã mundial em 2014, porta-bandeira do Panamá nos Jogos Olímpicos de Tóquio e atual vice-campeã mundial levou o último ouro da noite. Ela venceu a colombiana Luisa Montiel de forma tranquila, por 5 a 0, sendo amplamente superior em todos os rounds e é a campeã sul-americana dos 75kg.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Assunção 2022