Siga o OTD

Assunção 2022

Brasil se garante em nove finais do boxe em Assunção

Em dia quase perfeito, oito pugilistas avançam para as finais, e Brasil garante um bronze nos Jogos Sul-Americanos 2022

Wanderley Pereira boxe brasileiro assunção 2022

O boxe brasileiro fez uma exibição quase perfeita pelas semifinais do boxe nesta segunda-feira no Parque Esportivo. Dos nove pugilistas, oito saíram com vitória e vaga garantida na final dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022. Nas 13 categorias em disputa, o Brasil participou de 12 e subirá no pódio de dez. São nove finais a serem disputadas e um bronze antecipado, com Ruan Pablo, nos 51kg. 

Além das conquistas de hoje, o Brasil já havia uma final garantida, com Tatiana Chagas (54kg). Rebeca Lima (60kg) e Yuri Reis (63,5kg) já estão eliminados e são os únicos brasileiros que não vão voltar do Paraguai com medalha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nesta segunda-feira, três brasileiras se garantiram nas finais da disputa de boxe.

Carol Almeida, lutando na categoria mais leve, até 50kg, foi superior em todos os rounds para derrotar por 5 a 0 a argentina Aldana Florencia Lopez. Outra vitória unânime veio com Jucielen Romeu diante da paraguaia Minerva Magali Montiel Merles. Três juízes marcaram 30 a 27, sendo que um deles chegou a declarar 30 a 25, em favor da brasileira. Apenas um juiz deu 29 a 28, dando vitória para a paraguaia no terceiro round, quando Jucielen Romeu já tinha a vitória e a vaga na final da 54kg garantida.

A vitória mais apertada do boxe brasileiro nesta segunda foi alcançada por Bárbara Santos na categoria até 66kg. Ela foi superada no primeiro round, mas melhorou bastante e conseguiu um triunfo por 3 a 2.

Mais cinco finais e um bronze masculino no boxe masculino

Pelas chaves masculinas, mais cinco brasileiros estão na final e apenas um ficou pelo caminho, garantindo o bronze.

Luiz Gabriel Oliveira venceu o venezuelano Yoel Segundo Finol por 5 a 0 na semifinal dos 57kg. Porém, o placar final escondeu uma luta acirrada, em que quatro dos juízes deram 29 a 28 em favor do brasileiro. Todos deram 10 pra Luiz Gabriel no terceiro round. Wanderson de Oliveira superou o venezuelano Christian Jose Palacio Medina por decisão unânime dos árbitros, sendo amplamente superior no último round. 

+ Luca Kumahara garante dois bronzes em duplas

Wanderley Pereira também foi para a final dos 80kg ao derrotar o colombiano Jhojan Caicedo Sinisterra por 4 a 1. Para dois juízes ele foi claramente dominante (30 a 27) enquanto para um outro, Jhojan foi amplamente superior (30 a 27). A vitória veio, portanto com a decisão de dois árbitros “do meio” que deram uma vitória apertada por 29 a 28 para o brasileiro.

Já no fim de noite no Parque Desportivo de Assunção, duas estrelas do boxe masculino fizeram exibições de gala.

Keno Marley, atual vice-campeão mundial 2021 e campeão olímpico da juventude em 2018, dominou completamente o colombiano Marlon Andres Hurtado Colorado e garantiu vaga na final dos 92kg com uma vitória por 5 a 0, chegando a fazer um 30 a 26. Em seguida Abner Teixeira, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, se garantiu na final com extrema tranquilidade. A torcida da casa fez muito barulho, mas Abner venceu o paraguaio Marcelo Alejandro Nuñez Sparling. Foram quatro vitórias por 30 a 25 e uma por 30 a 24. 

A única derrota do boxe brasileiro nesta segunda-feira veio com Ruan Pablo, na categoria 51kg. Ele perdeu por 4 a 1 para o equatoriano Luis Fernando Delgado Vera e garantiu o bronze. Curiosamente ele foi amplamente superior para um dos juízes, ganhando por 30 a 27, enquanto outros dois juízes deram o mesmo placar para o rival. Para outros dois árbitros, o placar foi de 29 a 28 para Luis Fernando.

Reta final do boxe em Assunção 2022 na quarta e quinta

O boxe terá um dia de descanso e as primeiras finais acontecerão na quarta-feira (12), todas elas femininas. As finais masculinas serão na quinta-feira (13).

A programação da quarta começará com Caroline nos 50kg contra a colombiana Ingrit Valencia, bronze na Rio 2016. Em seguida, na final dos 54kg, Tatiana enfrenta a venezuelana Johana Gomez, uma das principais embaixadoras esportivas de seu país e estrela de um documentário “Pequeña Guerrera” que está sendo produzido sobre sua trajetória rumo a Paris. Depois Jucielen pega a colombiana Yeni Arias, no 57kg. 

Na única primeira  sem brasileiros do primeiro dia, Angie Valdes, da Colômbia, desafia Camila Piñeiro, do Uruguai, pelo ouro dos 60kg. Na final dos 66kg, Barbara desafia “la capitania” Lucia Noelia Perez, da Argentina. E pela final dos 75kg, Atheyna Bylon, do Panamá, atual vice-campeã mundial e campeã em 2014, enfrenta Luisa Montiel, da Colômbia.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Assunção 2022