Siga o OTD

Assunção 2022

Rafael Fogaça e Luana/Anna levam bronzes nos saltos

Rafael Fogaça, no trampolim 1m, e Anna Lúcia/Luana Lira, no trampolim 3m sincronizado, faturam bronzes no saltos ornamentais

Rafael Fogaça saltos ornamentais Assunção 2022
(Foto: Saltos Brasil)

O Brasil conquistou mais duas medalhas nos saltos ornamentais dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, nesta quarta-feira (05). Rafael Fogaça levou o bronze no trampolim 1m individual, assim como Anna Lúcia dos Santos e Luana Lira no trampolim 3m sincronizado. O país encerra sua participação na modalidade com sete pódios.

+ Brasil faz tripladinha no hipismo adestramento em Assunção 2022

Rafael Fogaça foi constante na final do trampolim 1m e teve uma única grande falha, na quarta rodada de saltos. Ao todo, o brasileiro marcou 336 pontos para ficar na terceira colocação, atrás somente dos colombianos Luis Felipe Bermudez, ouro com 391, e Sebastian Mendoza, prata com 386. Outro brasileiro na disputa, Diogo Silva foi sexto colocado, com 310 pontos.

Finalista no último Mundial de Esportes Aquáticos, Rafael Fogaça tem apenas 18 anos de idade e é uma das grandes promessas dos saltos ornamentais brasileiro. Esta foi a segunda medalha nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, depois da prata conquistada ao lado de Rafael Max no trampolim 3m sincronizado.

Bronze no sincronizado

Luana Lira e Anna Lucia dos Santos ficaram com a medalha de bronze no trampolim 3m sincronizado, em que apenas quatro países participaram. Elas tiveram um total de 217.80, apenas dois pontos atrás das peruanas Ana Cristina Cabrejos e Mayte Limaco, que faturaram a prata. As colombianas Daniela Correa e Viviana Bermudez levaram o ouro com sobras, marcando 250.38.

Luana Lira e Anna Lúcia dos Santos saltos ornamentais Assunção 2022
Luana Lira e Anna Lúcia dos Santos ficaram em 10º lugar no último Mundial (Foto: Saltos Brasil)

As brasileiras oscilaram ao longo da prova. Elas chegaram assumir a liderança no início, após boas duas primeiras rodadas, marcando 44.40 e 43.80, respectivamente, mas logo caíram. Luana e Anna cometeram um grande erro no terceiro salto e receberam nota de 12.60. O resultado fez com que caíssem para a quarta colocação, atrás da Venezuela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entretanto, elas se recuperaram na sequência e tiveram uma grande recuperação. Na quarta rodada, fizeram o melhor salto da final e marcaram 63.90, o que fez com que voltassem para o pódio. As brasileiras ainda fecharam sua participação com 53.10, por pouco não ultrapassando as peruanas e ficando com a prata.

O Brasil nos saltos ornamentais

Estas foram as últimas provas dos saltos ornamentais nesta edição dos Jogos Sul-Americanos. O Brasil fecha sua participação na modalidade conquistando sete medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e três de bronze. O único ouro do país foi conquistado por Anna Lúcia dos Santos, no trampolim 3m individual.

Anna Lucia dos Santos faturou o único ouro do Brasil nos saltos ornamentais em Assunção (Foto: Miriam Jeske/COB)

O Brasil ficou em segundo lugar no quadro de medalhas dos saltos ornamentais, atrás da Colômbia, que levou sete ouros, seis pratas e três bronzes. Atletas de seis países participaram da disputa da modalidade, sendo que quatro deles levaram medalhas – além de Brasil e Colômbia, Peru e Venezuela foram ao pódio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Assunção 2022