Siga o OTD

Assunção 2022

Brasil domina revezamento misto e conquista novo ouro no triatlo

Luisa Baptista, Manoel Messias, Miguel Hidalgo e Vittoria Lopes dominam revezamento e Brasil fatura mais um ouro no triatlo

Revezamento Brasil triatlo Assunção 2022

O Brasil conquistou sua terceira medalha de ouro no triatlo nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, nesta terça-feira (04). O time formado por Manoel Messias, Miguel Hidalgo, Luisa Baptista e Vittoria Lopes dominou a prova do revezamento misto e foi o vencedor. Esta foi a sexta medalha do país nesta modalidade no evento continental.

+ Quadro de medalhas de Assunção 2022

Manoel Messias foi a primeira perna do revezamento brasileiro. Ele abriu vantagem logo na natação, aumentou no ciclismo e a consolidou na corrida. O cearense entregou muito na frente para Vittoria Lopes. Ela se manteve na liderança, mas viu a Colômbia encostar. Ao final da passagem, o Brasil mantinha frente de 15 segundos.

Medalhista de ouro no individual, Miguel Hidalgo foi o terceiro atleta a competir. Ele conseguiu retomar a larga vantagem na dianteira e entregou para Luisa Baptista, quarta e última perna do revezamento, com mais de um minuto de frente sobre os rivais. Em sua prova, a paulista manteve a ponta e não foi incomodada pelas outras equipes, terminando com o tempo de 1h17min22s.

Miguel Hidalgo corre usando óculos de Sol em Assunção-2022
Miguel Hidalgo voltou a abrir vantagem para o Brasil (Foto: Luiza Moraes/COB)

A Colômbia, que chegou a incomodar o Brasil no segundo trecho do revezamento, ficou com a medalha de prata, com 1h19min10s. A equipe fez uma disputa acirrada com o Equador pela segunda colocação e levou a vitória na perna final. Ao todo, nove países participaram desta prova, que fez sua estreia no programa olímpico em Tóquio-2020.

Hegemonia

Esta é a sexta medalha do Brasil conquistada no triatlo nesta edição dos Jogos Sul-Americanos. O país fez tripladinha na disputa individual feminina, com Luisa Baptista, Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold, e dobradinha no individual masculino, com ouro para Miguel Hidalgo e prata para Manoel Messias. Kauê Willy foi o único que não medalhou – terminou em quinto lugar.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, de um total de sete medalhas que o Brasil poderia conquistar em Assunção 2022, faturou seis. É um recorde histórico, que mostra a hegemonia do país no continente sul-americano e como um dos emergentes no cenário mundial.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Assunção 2022