Siga o OTD

Assunção 2022

Uma medalha de cada cor no primeiro dia do caratê

Nicole Mota subiu no ponto mais alto do pódio no kata feminino. Já no kumite, Lucas Miranda ficou com a segunda colocação na categoria acima e 84 quilos e Brenda Pereira foi terceira na acima de 68kg

Nicole Mota caratê medalha de ouro kata jogos sul-americanos assunção 2022 prata bronze
(Gaspar Nóbrega/COB)

Uma medalha de cada cor para o Time Brasil no primeiro dia do caratê nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai. Nicole Mota subiu no degrau mais alto do pódio no kata feminino nesta segunda-feira (3) e as outras duas vieram nas lutas, o chamado kumite. Lucas Miranda faturou a prata na categoria acima de 84 quilos e Brenda Pereira colocou o bronze no peito na acima de 68kg. O dia de lutas no Pabellón 3 del Parque de Deportes teve ainda Bruno Ferreira no kata masculino.

Nicole Mota venceu a primeira rodada do Grupo 2 do kata feminino com 23,76 pontos contra 23,4 da equatoriana Cristina Arcos e 21,48 da argentina Julieta Mancilla. Na segunda apresentação, a brasileira voltou a somar mais pontos que as duas rivais, 23,74 contra 23,46 de Arcos e 21,76 de Mancilla. Desta forma, ficou em primeiro na chave com 48 pontos, um a mais o que a equatoriana e cinco a mais que a argentina. Na final, a brasileira derrotou a venezuelana Andrea Ruiz, vencedora do Grupo 1, em confronto decidido no desempate após igualdade em 24 pontos.

Lucas Miranda caratê medalha de prata jogos sul-americanos assunção 2022 prata bronze
Lucas Miranda (Gaspar Nóbrega/COB)

Kumite

Nas lutas, Lucas Miranda ganhou três e perdeu uma na fase de grupos da categoria até 84 quilos no caratê dos Jogos Sul-Americanos, terminando com a melhor campanha. Venceu o argentino Marcos Santillan por 4 a 0, o uruguaio Santiago Diaz por 2 a 0 e o boliviano Nicolas Arispe por 8 a 0. A derrota foi por 6 a 1 para o equatoriano Yeiro Batallas. Na semifinal, Lucas derrotou o paraguaio Fernando Acosta por 5 a 4 e avançou para disputar a medalha ouro contra Rodrigo Macchiavello, mas o chileno levou a melhor por 4 a 2.

No feminino, Brenda Pereira lutou três na fase de grupos e ganhou duas. Fez 5 a 0 na argentina Valentina Castro e 2 a 0 na peruana Gianella Fernandez. A outra ela perdeu, por 2 a 1 para a venezuelana Oriana Tovar. Assim, a brasileira saiu como a terceira melhor e enfrentou a equatoriana Valeria Marmolejo, a segunda melhor, na semifinal. Brenda Pereira perdeu por 2 a 0 e ficou com o bronze.

Brenda Pereira caratê medalha de prata jogos sul-americanos assunção 2022 prata bronze
Brenda Pereira (Gaspar Nóbrega/COB)

+ Ouros e pratas nos arcos recurvo e composto por equipes

Perto do pódio dos Jogos Sul-Americanos

No kata masculino, Bruno Ferreira chegou pertinho da medalha. Na primeira rodada, ele ficou na terceira colocação do Grupo 1 com 22,52 pontos. Em primeiro ficou o venezuelano Cleiver Guerrero (23,88), seguido pelo panamenho Hector Salazar (23,52). O paraguaio Francisco Insaurralde ficou em quarto (20,94). Na segunda rodada, o brasileiro repetiu o posto, mas com 23 pontos. Guerrero venceu de novo (24,04), seguido por Salazar (23,66). Insaurralde repetiu o quarto lugar (21,01) e, em quinto, apareceu Miquel Fuljhari, de Suriname, com 18,54. Fuljhari não pontuou na primeira rodada.

Sendo assim, Bruno ficou na terceira posição com 46 pontos, atrás de Cleiver Guerrero (48) e Hector Salazar (47). Os três avançaram para a terceira rodada, onde repetiram as colocações das duas primeiras com 24,42, 23,54 e 22,86 pontos. Assim, o brasileiro foi disputar uma das medalhas de bronze no kata do caratê contra o argentino Luca Impagnatiello, terceiro colocado do Grupo 2, e levou a pior por 23,74 a 22,08.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Assunção 2022