Siga o OTD

Volta Olímpica

Em quinto, Martine diz: “Não temos ambição de pódio”

Martine Grael e Kahena Kunze continuam brilhando no Japão

Ninguém duvida da regularidade e do talento de Martine Grael e Kahena Kunze, atletas da classe 49erFX de vela, que estão disputando o Campeonato Mundial da modalidade e, após dois dias de provas, estão em quinto lugar. Mas a própria Martine, atual campeã olímpica e ouro no Mundial de 2014, assume que, para esta competição, que está sendo realizada na Dinamarca, um pódio é bem complicado:

” Na verdade, para gente, é velejar contra a gente mesmo. Não temos ambição de pódio, estamos destreinadas, queremos velejar direito, e aí sim a gente vai bem e começa a pensar lá na frente. ” – disse Martine.

Depois do Mundial do ano passado, em que conquistaram a prata, Martine e Kahena ficaram quase um ano separadas. Martine focou toda sua preparação na participação da Volvo, a regata de volta ao mundo, enquanto Kahena passou mais tempo nos estudos que na água.

” A gente fez um começo de ciclo, no ano passado, corremos todos os campeonatos, e esse ano não corremos alguns, entramos direto no Mundial, que é o evento mais difícil – disse Martine.

Mas, ao contrário do que a própria Martine disse, as chances de pódio neste Mundial estão reais. Após cinco regatas, estão em quinto lugar, com 19 pontos perdidos. Foram duas vitórias em regatas, além de um sexto, um décimo primeiro e um décimo terceiro lugares. Estão apenas oito pontos atrás das líderes do Campeonato e só a cinco do time que está em terceiro lugar.

” O nosso objetivo nesse campeonato é a vaga olímpica, se conseguir mais que isso, ótimo, se não, precisamos treinar mais” – disse.

O Campeonato Mundial é o primeiro torneio pré-olímpico para Tóquio 2020. Na classe 49erFX, os oito primeiros países garantem um lugar nos Jogos de Tóquio 2020. Para Martine, a pausa feita nos últimos meses foi essencial:

“A sensação é que o ciclo está começando agora, ainda tem dois anos para Tóquio, e a gente veio de um ciclo muito forte, essa pausa foi boa”.

 

 

Mais em Volta Olímpica