Siga o OTD

Vôlei

Brasil sub-19 vence a Argentina pelo Desafio Internacional

(Renan Rodrigues/CBV)

A seleção brasileira masculina sub-19 venceu a seleção argentina sub-19 por 3 sets a 0 (25/18, 25/23 e 25/14) na noite desta quinta-feira (01.08), pelo Desafio Internacional de Vôlei. Foi o segundo triunfo consecutivo da equipe no torneio amistoso disputado na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), no ginásio do Inatel (Instituto Nacional de Tecnologia).

O maior pontuador do duelo pelo lado brasileiro foi o ponteiro Paulo Silva, empatado em nove acertos com o ponteiro argentino Acosta. O técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo, analisou a vitória brasileira e comemorou a reação do grupo no segundo set, quando esteve em desvantagem durante a maior parte do tempo.

“Estamos disputando o torneio para que eles joguem mais, vivam as situações, precisamos conhecê-los melhor ainda. Temos alguns garotos que não foram para o Sul-Americano ou que estão mudando de posição. O cuidado é total, temos que aprender com essas situações. Se deixarmos a energia cair, deixar o jogo ficar interessante para o adversário, o jogo vai se complicar. O time da Argentina tem qualidade e foi um passo interessante neste aprendizado. Soubemos com paciência sair da armadilha e trazer o set novamente para nosso lado. Uma vitória importante contra um rival muito tradicional”, destacou Magoo.

O levantador Gustavo Orlando, que foi bronze com a seleção sub-21 no mundial da categoria, comentou a vitória e a oportunidade de se juntar ao elenco nesta reta final.

“Entramos desde o começo buscando dar o máximo, o mundial está próximo e temos que usar todos os momentos para treinar e crescer. Nathan e eu estávamos na seleção sub-21 e estamos buscando ajudar, agregar com um pouco de experiência que trouxemos na bagagem. Brasil e Argentina é um clássico, não gostamos de perder e tentamos impor nosso ritmo”, disse.

O Brasil volta à quadra nesta sexta-feira (02.08), contra a seleção sub-19 da República Dominicana, às 20h (de Brasília). A equipe caribenha ainda não venceu no Desafio Internacional de Voleibol, tendo sido superada por Argentina e São José Vôlei. A competição segue até o próximo sábado (03.08), com final entre os times que mais pontuarem.

No outro confronto da rodada desta sexta-feira, às 18h, a seleção sub-19 da Argentina enfrenta a equipe do São José Vôlei (SP) no ginásio do Inatel, ambos buscando a segunda vitória no torneio amistoso e vaga na final contra o Brasil.

O Jogo

A partida começou equilibrada, com as equipes buscando ritmo no saque. O time brasileiro foi se soltando aos poucos, abrindo vantagem no placar, que chegou a 17 a 13 após ataque de Darlan na saída de rede. Administrando a boa vantagem e com boas defesas de Kihara, o time verde e amarelo conseguiu fechar a parcial por 25 a 18.

A segunda parcial começou com a Argentina sacando melhor e mantendo vantagem de dois pontos no começo do set. O Brasil cedia mais pontos em erros do que na primeira parcial e o placar chegou a 14 a 10 para os rivais. O time brasileiro melhorou na partida, encostou e virou o placar em ace de Nathan Krupp: 19 a 18. A reta final foi brigada ponto a ponto, mas um ace de Otávio fechou a parcial para o Brasil em 25 a 23.

Novamente com ótimo ritmo no saque, a equipe brasileira abriu 7 a 2 no terceiro set, fazendo o técnico argentino pedir tempo. A Argentina, abatida pelos sets anteriores, não conseguia reagir, enquanto o time verde e amarelo aumentava a vantagem cada vez mais, chegando a anotar 18 a 11 em bloqueio de Guilherme Rech. Um ace de Lucas Lima deu números finais ao confronto, vitória por 25 a 14, e 3 sets a 0 nos rivais.

O torneio na cidade mineira será realizado no formato quadrangular, onde todos se enfrentam e as duas equipes que terminarem a primeira fase com mais pontos se enfrentam na final, enquanto os outros dois times disputam o bronze. A competição serve de preparação ao time brasileiro visando o mundial da categoria, que acontece de 21 a 30 de agosto, na Tunísia.

Mais em Vôlei