Siga o OTD

Vôlei

Brasil leva susto, mas segura Azerbaijão e vence

Brasil segura Azerbaijão de Rahimova e vence em cinco sets no Pré-Olímpico. Amanhã, decide contra a República Dominicana.

Divulgação/FIVB

Foi no susto. O Brasil parecia que passearia para mais uma vitória no Pré-Olímpico. O Azerbaijão, no entanto, teve sua estrela Polina Rahimova dando show a partir do segundo set e dificultando demais a vida brasileira. Com alterações precisas de Zé Roberto, no entanto, a seleção conseguiu confirmar a vitória, de virada, por três sets a dois.

Rahimova terminou a partida como a maior pontuadora com 26 pontos. Gabi liderou o Brasil com 18 pontos e Mara fez 15, sendo três deles em saques

O Brasil volta à quadra amanhã às 10h contra a República Dominicana, no que será a decisão do Pré-Olímpico.

O jogo

O primeiro set foi um repeteco da partida contra Camarões. O Brasil dominou em todos os aspectos do jogo, com a defesa e o saque, em especial, encaixando. Gabi e Lorenne, mais uma vez, foram avassaladoras no ataque, liderando o país em pontos com Tandara. Sem forçar, a seleção fechou em 25 a 13.

O segundo set, no entanto, não poderia ser mais diferente. A defesa e o passe do Azerbaijão encaixou e começou a dificultar a vida do Brasil. A torcida brasileira, por sua vez, foi apresentada a Polina Rahimova, jogadora azeri que estará no Bauru pela próxima Superliga.

A oposto se tornou ainda mais o centro de atenções do ataque do Azerbaijão. Rapidamente, ela começou a acumular pontos para sua seleção. A virada no jogo aconteceu quando Rahimova deixou de ser apenas uma atacante: ela começou também a decidir no bloqueio e no saque.

Com 22 a 20 para o Brasil, ela fez a diferença. Com um saque potente, teve dois aces e quebrou o passe brasileiro com facilidade. Fora, quatro pontos seguidos com Rahimova no saque, e o Azerbaijão fechou o set em 25-23.

O terceiro set começou equilibrado. Nenhuma seleção conseguia desgarrar no placar até o meio do set, em que os erros brasileiros começavam a custar caro. Com um saque ineficiente e Rahimova ainda dando show, o Azerbaijão abriu 22 a 16 de vantagem.

Zé Roberto então fez mudanças. Tirou Tandara, que estava inconsistente desde o fim do primeiro set, e colocou Amanda. também recolocou Mara no meio-de-rede. A seleção ensaiou uma reação, mas era tarde demais. 25 a 21 para o Azerbaijão.

As alterações surtiriam bastante efeito no quarto set. A jogada pelo meio com Mara, armada pela sua companheira de Minas Tênis Clube Macris, se tornou a válvula de escape no lugar da jogada pelas pontas com Lorenne ou Gabi. Bia também elevou o nível do seu jogo e o Brasil, aos poucos, conseguiu impor seu ritmo. Após empate em 14 pontos, uma boa sequência de saques colocou a seleção com 5 pontos de vantagem.

O quinto set seguiu o equilíbrio de antes, mas o Brasil teve um reforço importantíssimo: Gabi estava de volta ao jogo. A ponteira, que chegou a ficar o segundo set inteiro sem marcar, veio com tudo para o tiebreak. Com ataque dela, o Brasil enfim desgarrou e abriu três pontos de vantagem. E foi num ataque dela que o Brasil fecharia o set em 15-12 e o jogo em três sets a dois.

 

Confira como foi minuto-a-minuto.

Mais em Vôlei