Siga o OTD

Vela

Para chegar bem em Kiel, Scheidt treina com quarto do mundo

Em reta final para uma das mais tradicionais competições da vela, bicampeão olímpico está na Itália treinando ao lado do francês Jean-Baptiste Bernaz, 4º colocado no Mundial da Austrália em janeiro

Robert Scheidt no Mundial da classe laser de vela
Robert Scheidt vem treinando na Itália com um grande parceiro para a Semana de Kiel (Jon West Photography)

A volta às competições do maior medalhista olímpico do Brasil está cada vez mais próxima. Robert Scheidt entrou na reta final de preparação para a disputa da tradicional Semana de Vela de Kiel, na Alemanha, entre os dias 5 e 13 de setembro (a classe Laser tem a primeira regata prevista para o dia 10). A disputa faz parte de sua programação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Para chegar a Tóquio em condições de brigar pela sexta medalha olímpica, Scheidt segue se preparando na Itália, onde reside com a mulher e os dois filhos. Nesta semana, retoma os treinos ao lado da equipe italiana de vela e do francês Jean-Baptiste Bernaz, velejador de sucesso internacional.

“O Jean-Baptiste é meu companheiro há um bom tempo e é um dos melhores do mundo na atualidade, inclusive foi quarto no Campeonato Mundial de janeiro, na Austrália. Ter parâmetros em relação a outros velejadores é importante para entender em que nível está a sua velejada”, explica Scheidt.

Em reta final para disputar a  Semana de Kiel de Vela, Robert Scheidt vem treinanado na Itália com Jean-Baptiste Bernaz, 4º colocado no mundial 2020
Jean-Baptiste Bernaz, companheiro de Scheidt de treinos na Europa (Instagram/jbbernaz)

Itália e França

Treinando no Lago di Garda, na Itália, Robert Scheidt vem alternando períodos de preparação com os italianos e o francês Bernaz desde o final de maio, quando a Itália liberou o retorno gradual das atividades físicas após o longo período de isolamento social.

“Foram dias muito produtivos e estou contente por repetir a dose. Encerrei essas sessões me sentindo bem fisicamente e andando próximo a ele. Agora é seguir em frente e focar na Semana de Kiel”, conta o maior medalhista olímpico do Brasil.

Lutar pelo pódio

Aos 47 anos, seis Olimpíadas, cinco medalhas e 14 títulos mundiais no currículo, Scheidt ainda encontra motivação para buscar evolução na classe Laser.

“Quero chegar a Tóquio em condições de lutar pelo pódio. Ir apenas para participar não me interessa. Sigo um planejamento que leva em consideração o meu corpo, que já não é mais de um garoto. Também por isso é importante contar com parceiros na água, pois, como disse, ajuda a saber em qual nível está minha performance, especialmente em termos de velocidade”, completa Robert Scheidt.

Semana de Kiel

A Semana de Kiel vai ser o primeiro grande evento de vela após a quarentena em função do novo coronavírus. Além de Scheidt, outros grandes nomes da vela estarão presentes na Alemanha, incluindo as campeãs olímpicas Martine e Kahena Kunze. Por isso, além da tradição do campeonato, a expectativa é para uma disputa de alto nível.

“Vai ser um evento cheio de restrições, mas é muito bom ter Kiel no calendário em 2020. Eles restringiram as inscrições para 70 barcos, mas acho que abrirão para mais velejadores. Estou animado com a possibilidade de voltar a competir em alto nível. Espero condições duras e muito frio no norte da Alemanha em setembro, mas vamos que vamos”, completa Robert Scheidt.

Kiel traz boas recordações para Scheidt. O velejador já foi campeão na classe Star na cidade. Star (sendo um Europeu disputado na cidade) em Kiel. Além das regatas na Alemanha, a programação do bicampeonato olímpico para 2020 inclui a disputa do Campeonato Europeu de Laser, programado para o mês de outubro, em Atenas, na Grécia, mas que ainda precisa de confirmação de data.

Mais em Vela