Siga o OTD

Tóquio 2020

Núbia Soares mira índice olímpico em sua volta às pistas

A atleta, de 24 anos, planeja seu retorno à corrida olímpica em dezembro e tem como objetivo conquistar sua vaga nos Jogos de Tóquio

Núbia Soares Tóquio salto triplo lesão Mundial indoor
Para conquistar sua vaga em Tóquio, Núbia Soares precisa alcançar a marca de 14,32 m (Flavio Florido/Exemplus/COB)

Núbia Soares, de 24 anos, já voltou a treinar em Guadalajara, na Espanha. A atleta do salto triplo, que tem contrato com o Barcelona, retomou suas atividades após a pandemia de coronavírus e suas atenções estão totalmente voltadas na busca por uma vaga aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que mudou de 2020 para 2021 e acontecerá de 23 de julho a 8 de agosto.

+ Juliana Campos coloca meta de salto para chegar nos Jogos

Para se garantir na Olimpíada, a triplista precisa alcançar a marca de 14,32 m. “O índice olímpico continua sendo o meu objetivo. Eu vou correr atrás. Vou fazer a temporada indoor de 2021 e temos alguns treinos periodizados para dezembro e para o início do ano que vem. Assim que tiver competições vou entrar em busca do índice e dar sequência ao planejamento”, destacou Núbia Soares, recordista brasileira da prova com 14,69 m.

A saltadora e seu técnico, o cubano Ivan Pedroso, elaboraram o planejamento e a volta de Núbia Soares à corrida olímpica está marcada para dezembro e, em seguida, ela pretende participar da temporada indoor no inverno europeu, em 2021.  Ivan Pedroso foi campeão olímpico em Sydney-2000 na prova do salto em distância e tem nove títulos mundiais na carreira.

Recomeço de olho em Tóquio

Núbia Soares Tóquio
Presente na Rio-2016, a atleta busca disputar sua segunda Olimpíada em Tóquio (Flavio Florido/Exemplus/COB)

Núbia Soares pretende voltar a competir em agosto e setembro, mas, está ciente das dificuldades em realizar viagens internacionais por causa das restrições devido ao coronavírus. No momento, os eventos marcados na Europa estão limitando o número de competidores para minimizar os riscos de contágio. Enquanto aguarda para saber quando retorna, a triplista foca na sua rotina de treinos, que voltou quase ao normal há um mês e meio.    

+ Fórum Mulheres em Movimento tem mais quatro apresentações

“As pistas estão abertas, mas há várias recomendações como a do uso de máscaras, tanto na rua quanto nos estabelecimentos. Mas a gente pode treinar, com a medida de segurança de dois metros de distanciamento”, disse. “Se tiverem eventos na Espanha eu pretendo participar. Mas se tiver fora e eu for convidada vou competir também. Resumindo: vou entrar na competição que eu conseguir nesses próximos meses”, acrescentou a atleta.

Núbia Soares não conseguiu participar dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e do Campeonato Mundial de Doha, no Catar, ambos em 2019. Ela ficou ausente dos dois eventos por causa de uma tendinite. A triplista conquistou sua melhor marca na prova em Soteville, na França, em 17 de julho de 2018, alcançando a distância de 14,69 m.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Presente nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Núbia Soares competiu em fevereiro deste ano no L’Anneau-Halle d’Athlétisme de Metz, na França, e saltou 13,66 m. Já no mês de junho de 2019, a atleta marcou 14,28 m, em Huelva, na Espanha.

Mais em Tóquio 2020