Siga o OTD

Olimpíada

COB lança selo valorizando personagens do esporte nacional

COB lança selo valorizando personagens do esporte nacional
Wander Roberto/COB

Em evento realizado nesta terça-feira (7), em São Paulo, o COB lançou o Selo dos Atletas Olímpicos. Confira!

Buscando identificar e valorizar os principais personagens do esporte nacional, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, nesta terça-feira (7), o Selo dos Atletas Olímpicos. A marca é dividida em três subcategorias: atleta (participante dos Jogos), medalhista (dono de medalhas de prata e bronze) e campeão (vencedor do ouro). Os atletas poderão utilizar o emblema na camisa confeccionada especialmente pelo COB e também nas redes sociais, obedecendo às regras de proteção às marcas do Comitê Olímpico Internacional.

“Temos convicção de que o Time Brasil tem um papel estratégico e valioso na nossa sociedade. Através do esporte e dos nossos atletas, passamos mensagens de vitória, recompensa pela dedicação, ousadia, trabalho em equipe, jogo limpo e universalidade. Falamos e engajamos diversos públicos”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.

E medalhistas homenageados não faltaram. O evento contou com a presença de 13 atletas que já começaram a utilizar o selo: Arthur Zanetti (ginástica artística), Aurélio Miguel (judô), Felipe Wu (tiro esportivo), Hortência (basquete), Isabel Swan (vela), Maurício Lima (vôlei), Robson Caetano (atletismo), Rogério Sampaio (judô), Sheilla Castro (vôlei), Tande (vôlei), Thiago Pereira (natação), Tiago Camilo (judô) e Virna Dias (vôlei).

“Vemos tantos jovens já suando a camisa e certamente se inspirando nos atletas que dão tanto orgulho aos torcedores brasileiros”, disse Tande, campeão olímpico de vôlei em Barcelona 92. “Sabemos que alcançar o status de atleta olímpico exige muita dedicação, esforço, persistência e vontade. Essa é uma homenagem aos nossos heróis”, completou, relembrando que são 2.168 atletas brasileiros que já passaram por uma Olimpíada, sendo 373 medalhistas.

“Isso vai ser muito importante para as nossas conquistas em 2020, em 2024 e por aí vai. Fico muito feliz e tenho certeza que todos aqui também estão. Temos muito para ajudar o esporte nacional e os próximos anos serão melhores ainda”, afirmou Thiago Pereira, medalhista de prata na natação em Londres 2012, logo em seguida.

Jorge Bichara, Diretor de Esportes do COB, também aproveitou a oportunidade para exaltar os avanços do esporte de alto rendimento brasileiro nas últimas edições dos Jogos Olímpicos.

“O Brasil conquistou medalhas em 16 modalidades esportivas na sua história. Ao longo desse período, fomos evoluindo em relação às nossas conquistas, seja no número de medalhas ou modalidades”, relembrou Bichara. “Temos enormes desafios pela frente, mas precisamos valorizar essa posição que estamos hoje”, acrescentou, relembrando o recorde de medalhas conquistado na última edição dos Jogos – 19.

Em Tóquio 2020, serão disputadas medalhas em 33 esportes – 50 modalidades. Para o evento, são estimados 11.090 atletas de 206 países. A delegação brasileira, por sua vez, levará cerca de 250 atletas – 215 representantes a menos do que na Rio 2016.No próximo ano, começarão os eventos testes e aclimatações para a próxima Olimpíada. Por isso, também foram apresentados os novos planos e desafios da entidade.

Mais em Olimpíada