Siga o OTD

Olimpíada

A importância do investimento privado no esporte olímpico

O esporte olímpico vive hoje com mais de 95% de investimento público. Hugo Calderano e Ygor Coelho se enquadram em outro caso. Entenda!

Diferente do futebol, no mundo do esporte olímpico mais de 95% do investimento é público. O que muitas vezes impossibilita atletas, confederações e modalidades de alçarem voos maiores. Inúmeros são os casos de medalhistas que aproveitam o bom resultado para tentar patrocínios e visibilidade para a situação em que vivem.

Indo na contramão, o final de semana foi recheado de bons resultados em modalidades que o grande público costuma acompanhar pouco. Hugo Calderano colocou o tênis de mesa em inúmeros jornais pelo país com a prata inédita no Aberto do Qatar. Já Ygor Coelho foi campeão do Brasil Open e, pelo crescimento que vem tendo no ranking mundial, deve estar nos holofotes das grandes mídias nesse ciclo olímpico visando Tóquio 2020.

Coincidência ou não, ambos fazem parte do Time Nissan. Na última terça-feira (06), a empresa automobilística renovou a versão 2.0 e ficou claro o motivo pelos quais os resultados estão sendo colhidos. Atletas de diferentes modalidades, olímpicos e paralímpicos, homens e mulheres, se complementam.

Antes desconhecidos, hoje possuem um grande elo de ligação. Todos eles lembram com carinho da diferente forma como entraram no projeto, mas todos fazem um só coro: a importância do patrocínio não só pelo dinheiro, mas pelo apoio que encontram no outro. Momentos difíceis e de conquistas são divididos até em um grupo no WhatsApp. Exemplos não faltam.

Confiram!

Eduarda Lisboa (Duda) – Vôlei de Praia

“Muito bom você saber que vai ter um apoio ali, uma ajuda, um conforto. Você sabe que eles vão estar te apoiando na competição e no que precisar eles vão te ajudar. É muito bom você saber que tem esse apoio, saber que tem essa parceria junto com a Nissan.”

Ágatha – Vôlei de Praia

“A gente se sente muito como uma família. Eu cheguei no Time Nissan no ano passado, tem um ano que estou no time, sou uma novata. Estou amando fazer parte disso. A gente está junto em todos os momentos que a gente pode, por conta da distância e alguns não moram no Rio, a gente tem um grupo no WhatsApp e nesse grupo a gente compartilha no dia a dia o que está acontecendo com cada um. Então nesse grupo a gente fala das nossas alegrias, das conquistas que estamos tendo, muito legal, porque a gente tem o apoio da galera, todo mundo torcendo junto.”

Clodoaldo Silva – mentor do Time e ex-nadador paralímpico

“Eu tenho um carinho especial muito grande por todos eles. Porque essa parceria com o Clodoaldo Silva começou lá em 2012, antes dos Jogos Paralímpicos de Londres. Me apresentaram essa ideia pra eu ser o padrinho e estar sendo o mentor desse time esportivo, olímpico e paralímpico. Gostei da ideia, aceitei e o mais legal é que nós acompanhamos os atletas no primeiro ciclo em 2012 a 2016, tivemos vários treinamentos, workshops, seminários e não foram só para mostrar como se saem bem dentro do seu esporte, mas, principalmente, fora dele.”

Ygor Coelho – Badminton

Ygor Coelho supera russo e conquista título do Brasil Open

“Estou conquistando novos patamares no badminton porque eu acredito que mudei a minha mentalidade através do Time Nissan. Aqui tem uma coisa positiva que é: cada um motiva o outro. Cada um aprende com a história do outro. O Caio (Ribeiro, da canoagem paralímpica) conseguiu ir pros Jogos por um triz, ele trocou de barco, conseguiu ir e ainda ganhou uma medalha de bronze. Então isso para mim mostra que nada é impossível.”

Renato Rezende – Ciclismo BMX

Divulgação

“Eu cheguei no Time Nissan em 2012 e estou até hoje – no Time Nissan 2.0 estou desde o ano passado. Eu tenho muito o que agradecer a esse time, que realmente virou uma família. Eu passei por um momento difícil ano passado (grave fratura no pé) e o time me ajudou muito, muito mesmo quando eu mais precisei, quando eu estava mais triste foi o time que me colocou pra cima. E dividir a primeira vitória esse ano com eles foi muito bom, estar aqui junto e, poxa, eles falam: que legal o seu vídeo, que legal que você voltou, que legal, você me inspirou muito. Isso me deixa muito feliz. Realmente é uma família e eu sou muito grato, agradeço muito a Deus por fazer parte disso.”

Time Nissan

O Time Nissan é formado por 11 atletas de nove modalidades esportivas e pelo mentor Clodoaldo Silva, lenda do esporte com 14 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo seis de ouro. A equipe se divide em seis atletas olímpicos e seis paralímpicos – incluindo o mentor –, sendo seis homens e seis mulheres.

  • Mentor: Clodoaldo Silva
  • Ágatha Bednarczuk (Vôlei de Praia)
  • Ana Marcela Cunha (Maratona Aquática)
  • Caio Ribeiro (Paracanoagem)
  • Eduarda Lisboa (Vôlei de Praia)
  • Hugo Calderano (Tênis de Mesa)
  • Jane Karla (Tiro com Arco paralímpico)
  • Petrúcio Ferreira dos Santos (Atletismo paralímpico)
  • Renato Rezende (Ciclismo BMX)
  • Susana Schnarndorf (Natação paralímpica)
  • Verônica Hipólito (Atletismo paralímpico)
  • Ygor Coelho (Badminton)

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Olimpíada