Siga o OTD

Olimpíada

Revezamento da tocha terá astronautas e multicampeões

Revezamento da Tocha e a Iluminação da Chama Olímpica serão realizados na Grécia e só depois a tocha olímpica irá se direcionar para Tóquio, no Japão.

Reprodução/ tokyo2020.org

O Comitê Organizador de Tóquio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Tóquio 2020) divulgou nesta semana os detalhes do Revezamento da Tocha e da Iluminação da Chama Olímpica. Ambos os eventos, organizados pelo Comitê Olímpico Helênico, serão realizados na Grécia antes da jornada da tocha para o Japão.

A Cerimônia de Iluminação de Chama acontecerá na Olímpia Antiga, sede dos Jogos Olímpicos da Grécia, em 12 de março de 2020. No templo de Hera, uma Alta Sacerdotisa moderna acenderá a chama olímpica da maneira tradicional, usando os raios do sol e um espelho parabólico.

Os medalhistas de ouro olímpicos japoneses Mizuki Noguchi (maratona), Tadahiro Nomura (judô) e Saori Yoshida (luta livre) serão os primeiros a carregarem a Tocha Olímpica nos oito dias iniciais do revezamento da Tocha, na Grécia no mês de março de 2020.

Noguchi será a primeira japonesa a carregar o símbolo dos Jogos após receber a chama olímpica no berço das Olimpíadas em 12 de março. A ex-maratonista foi prata no Mundial de Atletismo Paris 2003 e conquistou o ouro em Atenas 2004.

Noguchi disse: “Sou muito grato por ser uma portadora da tocha na Grécia, que é um lugar especial para mim. Também estou feliz e agradecida por esta oportunidade que me foi dada. Já se passaram 16 anos desde que visitei a Grécia pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Apreciando o valor do revezamento da tocha olímpica, transmitirei a chama com minha grande memória de Atenas 2004 e minhas esperanças para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. ”

Nomura é o único judoca tricampeão olímpico, levando o ouro na categoria até 60kg em Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004. Nomura comentou: “Estou muito honrado em concorrer como portador de tocha na Grécia, onde é a origem dos Jogos Olímpicos. Vou correr e passar a chama do símbolo olímpico com orgulho de um olímpico e com paixão pelos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ”.

A lutadora Yoshida também é tricampeã olímpica (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012), além de levar 13 títulos mundiais na categoria entre 53k e 58kg. Aposentou-se após os Jogos Rio 2016, quando ficou com a prata. Ao longo de sua carreira, a esportista perdeu apenas três confrontos.

Yoshida disse: “Atenas 2004, na Grécia, foi meu primeiro evento olímpico. É um grande prazer correr em um lugar tão memorável e sagrado, trazer a chama acesa da Grécia para o Japão. ”

O Comitê Organizador de Tóquio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Tóquio 2020) também anunciou a nomeação dos astronautas da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão Soichi Noguchi e Akihiko Hoshide como Embaixadores do Espaço do Revezamento da Tocha de Tóquio 2020 para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Os dois astronautas transmitirão mensagens para torcer pelos portadores das tochas olímpicas e paralímpicas, diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).

Durante suas órbitas terrestres, os astronautas também empreenderão várias iniciativas destinadas a trazer uma dimensão extra-terrestre ao revezamento da tocha e aumentar a conscientização global dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, à medida que a construção deles continua.

Mais em Olimpíada