Siga o OTD

Tóquio 2020

COB cria manual com dicas para atletas contra o coronavírus

Entidade dá dicas como se prevenir da doença e de treinos para serem feitos de casa

Coronavírus Jogos Olímpicos
COB criou uma cartilha com dicas de como os atletas devem se portar neste momento

Pensando nos atletas isolados em casa por causa do coronavírus, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nesta segunda-feira (23), um manual específico para os atletas com diversas recomendações para evitar o contágio e a proliferação do vírus. O material traz ainda importantes dicas de treinamentos adaptados para o período em que os atletas estarão em isolamento dentro de casa, por recomendação das autoridades sanitárias.

“Vivemos uma situação totalmente atípica. Quando recomendamos isolamento social, lavar bem as mãos, passar álcool gel, além de higiene ao tossir e espirrar, é justamente para evitar a transmissão do vírus. É a única forma de contermos essa pandemia”, afirma a coordenador médica do COB, Ana Carolina Côrte.

O documento apresenta recomendações sobre a COVID-19, tomando como base dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de alertar os atletas, explicar os meios de transmissão e dar dicas de higiene, o manual reforça a relevância de uma alimentação saudável, que ajude a mantê-los com a imunidade alta, e da qualidade do sono.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Os atletas devem focar no que é possível ser controlado. Antes de considerá-los pessoas especiais, devemos lembrar que eles são seres humanos como quaisquer outros e inspiram os mesmos cuidados”, pondera a especialista.

A cartilha conta ainda com alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos de casa, durante este período de quarentena. “É importante destacar a necessidade da continuidade do treinamento, mesmo com as dificuldades que estamos passando. Procuramos apresentar sugestões que contribuam para a efetividade do treinamento, minimizando os impactos na mudança de rotina dos atletas. Nosso objetivo é auxiliar e orientar atletas, para reduzir ao mínimo as perdas físicas e o risco de lesão.”, explica o gerente-executivo de Alto Rendimento do COB, Sebastian Pereira.

+ Membro do COI garante adiamento da Olimpíada

“Estamos em contato com os atletas sob supervisão da preparação física do Time Brasil, além de treinadores e membros de comissão técnica. Neste momento, a comunicação é primordial para minimizar os impactos que as alterações de planejamento e rotina podem causar. Para os demais atletas e treinadores que representam o Time Brasil, mas não possuem acompanhamento direto da nossa equipe, nos colocamos à disposição para conversar e auxiliar em tudo o que for possível. Todos são sempre muito bem-vindos”, reforça o ex-judoca, que apontou os próximos passos da programação.

Desenvolvido pela equipe de preparação física do COB, o programa de treinos pode ser realizado em qualquer ambiente e possui múltiplas possibilidades de adaptação das atividades.

“Assim que ultrapassarmos essa etapa, temos que levar em consideração o retorno aos treinamentos técnicos de alta intensidade, que devem ser de forma gradual. Todos estarão em condições para suportarem os treinamentos, foco principal ao sairmos dessa crise”, finaliza Sebastian.

Confira o manual completo através deste link.

Mais em Tóquio 2020