Siga o OTD

Ciclismo Estrada

L’Etape Brasil 2020 será realizado em dezembro

Organizadores da prova mudam evento para o período de 4 a 6 de dezembro para não coincidir com as eleições municipais

L'Etape - Tour de France
L'Etape Brasil é chancelada pelo Tour de France (Agência Ophelia/FOTOP)

Devido às nova data das eleições municipais no Brasil, o L’Etape Brasil, chancelado pelo Tour de France, alterou o dia de realização do evento. A maior prova de ciclismo estrada amador do país será disputada de 4 a 6 de dezembro, em Campos do Jordão (SP), com previsão de mais de 2 mil participantes.

A prova estava prevista para começar no domingo, dia 29 de novembro. No entanto, o L’Etape bateria com o segundo turno das eleições em algumas cidades e, por isso, foi adiada em uma semana.

“Atendemos às exigências das autoridades. Essa nova mudança se adequa à obrigatoriedade de todo brasileiro em votar, já que temos ciclistas dos 27 estados da Federação. Em função do coronavírus, vamos aplicar todo protocolo vigente durante o fim de semana de prova”, disse Bruno Prada, organizador do evento.

As inscrições do L’Étape Brasil 2020 seguem abertas. 

Tour de France também mudou de data

A organização do Tour de France anunciou em abril a nova data da prova, que será realizada de 29 de agosto a 20 de setembro. A decisão foi tomada após discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, sugerindo proibição de eventos de grande porte até meados de julho.

A medida, portanto, foi tomada pelas autoridades locais como parte da luta contra a propagação do coronavírus. Os organizadores do Tour de France decidiram então adiar a prova, que seria aberta em 27 de junho.

Mais sobre o L’Étape Brasil

O L’Étape Brasil tem o percurso principal com 107 quilômetros de distância e 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares. A versão mais curta tem 66 quilômetros.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O título de 2019 do L’Etape Brasil ficou com o ciclista Otávio Bulgarelli, com a marca de 3h07min02s20. O resultado foi definido praticamente no photo-finish, na disputa com Ricardo Pichetta, segundo colocado, colado na linha de chegada. 

No feminino, a alemã Nadine Gill não deu chances às adversárias e completou o percurso de 107 quilômetros em 3h15min36, com mais de 15 minutos na frente segunda colocada (Taise Benato). Assim, a ciclista amadora foi bicampeã consecutiva da prova.

Mais em Ciclismo Estrada