Siga o OTD

Wrestling

Wrestling define brasileiros que irão competir no Pré-Olímpico

Campeonato Brasileiro de wrestling define os 18 atletas que representarão o país na Seletiva Olímpica da modalidade em março de 2024 no México

Giullia Penalber venceu o Campeonato Brasileiro de wrestling
Giullia Penalber será uma das representantes do Brasil na Seletiva Olímpica (Foto: Wander Roberto/COB)

No último fim de semana, foi realizado o 3º Campeonato Brasileiro Interclubes de wrestling. O evento serviu para definir os 18 atletas que irão representar o Brasil na Seletiva Pan-Americana da modalidade para os Jogos Olímpicos de Paris. A lista conta com novatos e atletas experientes, como Giullia Penalber e Laís Nunes que no último mês conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Esse campeonato foi uma excelente oportunidade de realizar uma avaliação para o Pré-Olímpico. Além do mais, pude ver a evolução do esporte com diversos atletas apresentando alto nível técnico durante os combates. Estamos com uma geração que estará nos representando muito bem nas seletivas olímpicas, e também nos próximos ciclos olímpicos”, explicou Giullia Penalber que ganhou mais um título brasileiro na categoria até 57kg do estilo livre feminino.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Os 18 classificados

Para assegurar um lugar na Seletiva Pan-Americana de wrestling, os líderes do ranking nacional precisavam vencer o Campeonato Brasileiro para garantir automaticamente a classificação. Isso aconteceu em 12 das 18 categorias olímpicas da modalidade. Assim como Giullia, Laís Nunes (62kg) e Meiriele Hora (-76kg) conseguiram o feito no estilo livre feminino. Já no livre masculino, Cesar Alvan (-74kg), Ailton Brito (-97kg) e Gabriel Silva (-125kg) garantiram a vaga. Por fim, no estilo greco-romano Erivan Rocha (-60kg), Calebe Corrêa (-67kg), Joilson Júnior (-77kg), Ronisson Brandão (-87kg) e Eduard Soghomonyan (-130kg) levaram a medalha de ouro e a vaga na equipe do pré-olímpico

Nas demais categorias, houve uma seletiva entre o campeão brasileiro e o líder do ranking. Kamila Barbosa (-50kg) superou a líder do ranking Thalia Oliveira; Sabrina Tapajós venceu a líder do ranking, Assíria Silva (-53kg); Thamires Machado bateu Grabriela Rocha (-68kg). No estilo greco-romano, Kauan Gomes venceu a categoria 97kg do estilo greco-romano e sem a participação do líder do ranking, Igor Queiroz, ficou com a vaga direta. No estilo livre masculino, Matheus Barreto venceu João Victor Silva (-65kg), enquanto Pedro Samuel Silva venceu Max França (-86kg).

A Seletiva Olímpica de wrestling irá acontecer entre os dias 15 e 17 de março de 2024 em Acapulco, no México. Os dois primeiros colocados de cada categoria garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Mas caso os atletas não consigam a classificação através do torneio, eles terão uma última chance no Pré-Olímpico Mundial que acontece em maio na Turquia.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Wrestling