Siga o OTD

Wrestling

Brasileiro Interclubes define candidatos à vagas em Paris-2024

Brasileiro de Wrestling define os titulares das 18 categorias olímpicas que vão competir por vagas nos Jogos de Paris

Giullia Penalber durante luta contra cubana nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Giullia em sua segunda luta em Santiago (Foto: Nicolas Klein/Santiago 2023)

Os principais lutadores do Brasil disputam o Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling no mês de dezembro, em São Paulo. O torneio acontece entre os dias 9 e 10, no ginásio do Teatrão, em São José dos Campos. A competição define os titulares das 18 categorias olímpicas que vão competir por vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Atualmente, os líderes do ranking nacional precisam conquistar o título do torneio para confirmar a titularidade. Caso o (a) líder do ranking seja medalhista, mas não seja o campeão, uma seletiva entre o medalhista de ouro e o primeiro colocado do ranking será realizada logo após o torneio. Duas vezes atleta olímpica e campeã dos Jogos Pan-Americanos, Laís Nunes, celebra a oportunidade de competir na mesma cidade onde treina.

Laís Nunes comemora ouro no wrestling nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Lais Nunes (Nicolas Abalo/Santiago 2023)

“É importante ter um torneio dessa magnitude na cidade. São José dos Campos é um dos berços da modalidade no país, pois reúne a equipe de alto rendimento e também o projeto da base, chamado Atleta Cidadão. Depois dos Jogos Pan-Americanos, venho tratando uma lesão no cotovelo, estou pronta e recuperada para competir”, explicou Laís Nunes. Ela é líder da categoria 62kg do estilo livre feminino.

Mais destaques da competição

Assim como Laís, Gabriela Rocha, Meiriele Santos e Ronisson Brandão são integrantes da equipe local e ocupam a posição de titulares em suas respectivas categorias. Além disso, outro destaque do Brasileiro Interclubes de Wrestling é a campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago Giullia Penalber. 

Giullia Penalber com bandeira do Brasil após medalha de ouro no wrestling dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Foto: Alexandre Loureiro/COB

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“É sempre especial lutar em nosso país. Todos os principais atletas estarão em ação e buscando a titularidade em suas categorias. Quem quer ir para os Jogos Olímpicos de Paris precisa vencer o torneio, então teremos uma competição em alto nível”, afirmou Giullia Penalber, atual 3ª colocada do Ranking Mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Wrestling