Siga o OTD

Wrestling

Brasileiros buscam vagas olímpicas no Mundial de wrestling

Nove atletas brasileiros disputam o Mundial de Belgrado entre 16 e 24 de setembro por um lugar em Paris 2024

Giullia Penalber durante luta contra atleta argentina, em preparação para o Mundial de wrestling
(Foto: Wander Roberto/COB)

O Mundial de wrestling começa neste sábado (16), em Belgrado, na Sérvia. A competição reunirá 30 categorias, sendo 18 olímpicas, e distribuirá as primeiras 90 vagas para os Jogos de Paris-2024. O Brasil contará com nove atletas, incluindo os olímpicos Eduard Soghomonyan (greco-romana) e Laís Nunes (estilo livre), além da campeã pan-americana Giullia Penalber (estilo livre). O primeiro atleta do país a entrar em ação será Cesar Alvan (estilo livre – 74kg, que compete no domingo (17).

“É um campeonato mais difícil do que os Jogos Olímpicos pois não há limites de inscritos. Em Paris, serão 18. Em 2022, consegui alcançar a repescagem, para este ano, o objetivo é melhorar e avançar. Tenho 22 anos e torneios como Mundial fazem parte do processo evolutivo do atleta. Quero lutar e ficar entre os melhores do mundo na minha categoria”, explicou Cesar, brasileiro radicado nos Estados Unidos e que, apesar da pouca idade, possui duas medalhas de bronze pan-americanos no currículo.

Giullia Penalber e Laís Nunes são cabeças de chave em suas respectivas categorias de peso no estilo livre feminino. A carioca Giullia é atual número 4 do mundo até 57kg, enquanto Laís será a cabeça de chave número 6 da divisão até 62kg. Antes de embarcarem para Belgrado, a dupla realiza preparação em Paris, França, no Centro Olímpico. Giullia entrará em ação na terça-feira (19), enquanto Laís competirá um dia depois, na quarta.

Em busca das vagas olímpicas

O Mundial de wrestling dará cinco vagas por categoria para os Jogos de Paris 2024. Os quatro medalhistas se garantirão nos Jogos, assim como um dos quintos colocados. Os atletas que perderam a disputa do bronze duelarão entre si para saber quem será o último classificado para a Olimpíada. Caso a classificação não venha desta vez, os brasileiros terão a chance de disputar o Pré-Olímpico das Américas, em março do ano que vem.

Além de Cesar, Giullia e Laís, o Brasil contará com outros seis atletas no Mundial de wrestling. No estilo greco-romano lutam Joilson Júnior categoria 77kg; Ronisson Brandão, 87kg; Igor Queiroz, 97kg e Eduard Soghomonyan, 130kg (atleta olímpico nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020). Por fim, no estilo livre feminino lutam Kamila Barbosa da divisão 50kg e Grabriela Pedro, 68kg.

*De CBW

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Wrestling