Siga o OTD

Wrestling

Brasil disputa Pan sub-20 em busca de vagas no Mundial

Brasil terá 13 atletas no Pan sub-20, que acontecerá neste final de semana no México e dará vagas para o Mundial da categoria

Geovânia Marques vai disputar o Pan sub-20 de wrestling
Geovânia Marques busca superioridade no solo (Foto: Daniel Burattini)

Os principais atletas nacionais de 18 a 20 anos disputam de sexta a domingo (8 a 10 de julho) o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Wrestling 2022, em Oaxtepec, México. Treze atletas brasileiros participam da competição, que dará duas vagas por categoria para o Campeonato Mundial da caetgoria, que será disputado em agosto, em Sofia, na Bulgária.

+ Yago decide no fim e Brasil vence EUA na Globl Jam de basquete

“Estamos com uma equipe forte e tenho certeza de que grandes resultados virão. Todos motivados em busca do pódio e das vagas nas finais de suas respectivas categorias olímpicas, que vão classificar para o Campeonato Mundial de Wrestling, em Sofia, na Bulgária”, explicou Luzia Fernandes, treinadora da equipe e vice-campeã por equipes no estilo livre feminino e 3ª colocada no estilo greco-romano no Pan U-17 em 2022, disputado na Argentina.

O primeiro dia (sexta-feira) é dedicado ao estilo greco-romano. Yan Landim, Guilherme Porto, Guilherme Negreiros, todos com participação em Pan-Americanos nas categorias etárias mais jovens, lutam pelo Brasil, ao lado dos estreantes Erick Félix Silva e Artur Siqueira. No segundo dia do Pan (sábado), a equipe do estilo livre feminino entra em ação. Ana Júlia dos Santos, 5ª colocada na edição de 2021, vai em busca do pódio esse ano. Quatro estreantes lutam pelo Brasil, Geovânia Marques, Thais Tertuliano, Julia Oliveira e Yasmine Kalilly.

O último dia dedicado ao estilo livre masculino vai contar com dois medalhistas da edição passada. Lucas Imbernom, bronze na categoria 86kg e Gabriel Silva, prata na divisão de peso 125kg, em 2021. A equipe ainda conta com Dom Juan Ferreira, titular da equipe sênior (adulta) na divisão 65kg. Artur Siqueira e Guilherme Porto retornam ao tapete também no último dia competição para lutar pelo Brasil no estilo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No Pan Sub-20 de wrestling 2022, as eliminatórias acontecem de 9h às 13h e as finais de 16h às 18h30.

Estilo greco-romano – Dia 8/7 – sexta-feira

Yan Landim (RJ) 55kg
Guilherme Negreiros (RJ) 60kg*
Erick Felix Vicente da Silva (AL) 63kg
Artur Siqueira (MT) 72kg
Guilherme Porto (MT) 77kg*

Estilo livre feminino – Dia 9/7 – sábado

Geovânia Marques (DF) 50kg*
Thais Tertuliano (DF) 62kg*
Julia Oliveira (SP) 65kg
Yasmine Kalilly (MT) 68kg*
Ana Júlia dos Santos (SP) 76kg*

Estilo livre masculino – Dia 10/7 domingo

Dom Juan Ferreira (SP) 65kg*
Artur Siqueira (MT) 70kg
Guilherme Porto (MT) 79kg
Lucas Imbernom (SP) 86kg*
Gabriel Silva (SP) 125kg*

*Divisões de peso olímpicas

Mais em Wrestling