Siga o OTD

Wrestling

Campeonato Mundial de wrestling terá seis brasileiros na disputa

Marat Garipov, Joilson Júnior, Marcos Wesley Siqueira, Kamila Barbosa, Laís Nunes e Giullia Penalber, que acontece de 2 a 10 de outubro

Campeonato Mundial de wrestling terá seis brasileiros na disputa
(UWW)

Os melhores lutadores de wrestling do mundo voltam a se reunir depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio para disputa do Campeonato Mundial de Wrestling 2021, que acontece de 2 a 10 de outubro, em Oslo, capital da Noruega. No total, 30 categorias de peso estarão em disputa nos três estilos olímpicos da modalidade: greco-romano, livre feminino e livre masculino. O Brasil terá seis representantes no torneio: Marat Garipov até 60kg e Joilson Júnior 77kg competem no estilo greco-romano; Marcos Wesley Siqueira luta na categoria até 65kg do estilo livre masculino. No estilo livre feminino competem Kamila Barbosa até 50kg, a duas vezes atleta olímpica, Laís Nunes até 62kg, e Giullia Penalber até 57kg, campeã em 2021 do Pan-americano e do Torneio Matteo Pellicone, na Itália.

+ Calderano é o quinto do mundo e chega onde nenhum latino jamais esteve

“Estamos a dois anos da primeira seletiva olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris e todos os atletas queriam iniciar o ciclo com confiança. Os títulos desse ano são fruto de um trabalho de longo prazo realizado junto com os treinadores da seleção Pedro Garcia e Angel Torres. O objetivo nesse mundial é sempre melhorar, será um campeonato de alto nível e dessa vez quero muito brigar pela medalha”, afirmou Giullia, 29 anos, sexta colocada no ranking mundial e que esteve a um combate de disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Pela primeira vez na história da modalidade os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial serão disputados no mesmo ano. Habitualmente, apenas as 12 categorias não olímpicas são disputadas em ano olímpico, porém com um calendário internacional afetado pela pandemia causada pelo coronavírus, a United World Wrestling, entidade máxima do esporte, incluiu as 18 categorias olímpicas este ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Primeiro brasileiro a entrar em ação Marcos Wesley Siqueira, cearense de Maracanaú, quer repetir o sucesso do Pan-americano neste Mundial. O lutador conquistou a medalha de prata no Pan-americano de wrestling em 2021 na categoria até 65kg do estilo livre masculino, pódio que o Brasil não alcançava no estilo desde 2019.

“É um campeonato que vai marcar o início da caminhada para os Jogos Olímpicos de Paris de todos os atletas. Além do sonho pessoal é uma honra representar o Brasil e a cidade de Maracanaú, no Ceará. Sinto que toda vez que disputo um torneio internacional, os atletas de fora dos grandes centros entendem que com dedicação e esforço podem atingir os objetivos. Espero que cada vez mais lutadores cearenses e nordestinos possam alcançar a seleção de wrestling”, afirmou Marcos, 25 anos, e que compete com apoio da Prefeitura de Maracanaú, no Ceará.

Mais em Wrestling