Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano é o quinto do mundo e chega onde nenhum latino jamais esteve

Brasileiro ganha três colocações e volta a ser o melhor não asiático no ranking mundial após vitória histórica no Star Contender de Doha. Bruna Takahashi também é destaque

Hugo Calderano ranking mundial de tênis de mesa
Calderano também fez história na Olimpíada (Wander Roberto/COB/arquivo)

Hugo Calderano apareceu na manhã desta terça-feira (28) na quinta colocação do ranking mundial de tênis de mesa. É a primeira vez que um atleta da América Latina chega a uma posição tão alta na lista dos maiores mesatenistas do planeta. O feito veio na esteira de outra conquista inédita, ele conquistou o Star Contender de Doha dois dias antes, no sábado (25), maior título de um atleta brasileiro na modalidade. No feminino, destaque para Bruna Takahashi.

O título no Catar fez com que Hugo Calderano, atleta do Time Nissan, passasse a somar 8464 pontos no ranking mundial. Superou dois asiáticos Lin Yun-Ju, de Taipei, e o chinês Lin Gaoyuan, além do alemão Dimitrij Ovtcharov. Com isso, ele também volta a ser o principal atleta não asiático na lista, atrás apenas nos três chineses que ocupam as primeiras colocações, Fan Zhendong, Ma Long e Xu Xin, e do japonês Tomokazu Harimoto. Ovtcharov, vale lembrar, foi algoz do brasileiro na Olimpíada de Tóquio, onde Hugo também fez história ao chegar nas quartas-de-final e registrar a maior campanha de um atleta do país em Jogos Olímpicos.

Após vencer o Star Contender de Doha, Hugo Calderano afirmou que “ganhar o título é bom, claro, mas é ótimo subir no ranking mundial.” Hugo já havia conseguido ser o sexto do mundo em diversas oportunidades, algumas delas como o primeiro não asiático do ranking. Antes do torneio que foi campeão no Catar, era o oitavo. Ele entrou entre os top 100 em março de 2014, pouco mais de dois anos depois já estava entre os 50 melhores e, a partir de agosto de 2018 já figurava na lista dos dez principais atletas do mundo no tênis de mesa.

Maiores das Américas

Além de ser o primeiro latino, poucos atletas das Américas chegaram no patamar de Hugo. Dois representantes dos Estados Unidos chegaram num patamar parecido ao do brasileiro: Sol Schiff, quarto do mundo em 1938, e Richard Miles, número 5 em 1949. O canadense Johnny Huang alcançou o décimo lugar em janeiro de 1997. O brasileiro que chegou mais próximo de Calderano antes da criação do ranking foi Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, 19º colocado em 1961, quando derrotou o chinês campeão mundial Ruo Guotan, no Mundial de Pequim.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bruna Takahashi em 45º

bruna Takahashi tênis de mesa
Bruna subiu quatro colocações (Gaspar Nóbrega/COB)

O ranking mundial divulgado nesta semana mostra também avanço importante de Bruna Takahashi no feminino, após ela chegar nas quartas de final do Star Contender. Subiu quatro posições e agora é a 45ª do mundo, melhor colocação dela na carreira. Jessica Yamada aparece em 143ª, enquanto Carol Kumahara está duas posições abaixo. No masculino, Gustavo Tsuboi permanece na 37ª e Vitor Ishiy e Eric Jouti subiram uma posição, passando a ocupar a 63º e a 92º, respectivamente. Thiago Monteiro caiu um degrau e é o número 89. Nas duplas mistas, Ishiy e Takahashi saltaram dez posições em relação ao ranking anterior e agora estão na 28ª posição.

Mais em Tênis de Mesa