Siga o OTD

Wrestling

Campeonato Brasileiro Regional acontece neste sábado, em Manaus

Dez estados disputam o torneio no Ginásio Renné Monteiro, às 8h, em cinco diferentes categorias etárias que vão contar pontos para o Ranking da CBW

Lutadores dos quatro cantos do país disputam neste sábado, às 8h, no Ginásio Renné Monteiro, em Manaus, Amazonas, o Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling – Região V, primeiro torneio regional da história da modalidade. A competição vai reunir atletas de 10 diferentes estados distribuídos em cinco diferentes categorias etárias: Infantil, U-15, Cadete, Júnior e Sênior.

Além do torneio de Manaus, mais quatro competições estão previstas para este ano, todas valendo pontos para o Ranking da CBW que vai definir os atletas contemplados para o Programa Bolsa Atleta. O objetivo do torneio é reduzir distâncias em um país de dimensões continentais e elevar o nível dos lutadores nacionais por todo Brasil.

+ Brasileiros não avançam no Boulder na estreia do Mundial, em Moscou

“Os Brasileiros regionais vão levar o wrestling para todas as regiões do Brasil e também vão proporcionar aos lutadores que antes não participavam de competições nacionais poder competir contra atletas de todo o país. Dessa maneira o nível dos atletas nacionais vai aumentar. Ganham os atletas e principalmente o wrestling como um todo”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves.

wrestling

Os estados do wrestling foram divididos em cinco Regiões e cada uma delas vai sediar um torneio. Em outubro, Goiânia será a sede do Regional III; em novembro será a vez de Maceió, anfitriã do Regional IV. Os Regionais I e II serão realizados em São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. Treinador da equipe de Atalaia do Norte, município amazonense com 1.137 km de distância de Manaus, o cubano Luis Nelson Calistre, viajou quatro dias de balsa com 13 atletas que vão competir o Regional de Wrestling em Manaus. Os atletas treinaram e dormiram na embarcação e já estão na capital amazonense.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É muito importante ter competições como essa. Se o torneio fosse realizado em outro estado não conseguiríamos participar. Realizo um trabalho de quatro anos em Atalaia do Norte e muitos atletas viajaram para a capital do estado pela primeira vez. Foi uma viagem cansativa, alguns enjoaram um pouco, mas ver a alegria nos olhos deles de pode lutar uma competição nacional faz tudo valer a pena”, explicou Luis, que treinou equipes da Venezuela, antes de vir para o Brasil.

Pontos preciosos no Ranking da CBW

A partir de 2021, a Confederação Brasileira de Wrestling adotou um ranking para as categorias etárias que vai valer como critério para o Programa Bolsa Atleta. Cada regional vai valer pontos e atletas de destaque do wrestling nacional, como as medalhistas pan-americanas no estilo livre feminino Caroline Soares e Dailane Reis, vão disputar o torneio. Entre os homens, Kenedy Pedrosa do estilo greco-romano e Bryan Oliveira, do estilo livre, ambos titulares da equipe que vai buscar vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, também estão confirmados no torneio.

Campeonato Brasileiro Regional – Região V
Local: Ginásio Renné Monteiro, bairro São Geraldo, Manaus, Amazonas
Dia: 18/9, sábado
Horário: 8h às 16h
Categorias etárias: Infantil (7 a 8 anos; 9 e 10 anos e 11 e 12 anos); U-15 ( 13 a 15 anos); Cadete (15 a 17 anos), Júnior (18 a 20 anos) Sênior (acima de 18 anos)

Mais em Wrestling