Siga o OTD

Wrestling

Equipe de São Paulo domina a luta olímpica nos Jogos Escolares

Com destaque para Letícia Pimenta e Meirele Hora, a equipe conquistou a medalha de ouro em cinco das seis categorias da modalidade

Ana Patrícia/COB

Primeira vila brasileira, fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, São Vicente (SP) abriga uma equipe de luta olímpica que fez bonito nas finais dos torneios individuais dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018, categoria 15 a 17 anos. Três pupilos do professor Tharin Polheim e outros dois atletas do Estado de São Paulo conquistaram a medalha de ouro em cinco das seis categorias do maior evento escolar do país.

Na primeira final da noite da sexta-feira, dia 23, Letícia Pimenta superou Adilma Perez Silva, do Colégio Êxito, de Natal (RN), e subiu no alto do pódio da categoria leve (até 49 kg). A torcida pela atleta da casa foi grande e contou com a presença até da avó homônima Adilma Perez, de 66 anos, mas no fim os gritos foram de incentivo para a atleta medalhista de prata, que não escondeu a decepção com o resultado. Os gritos de “Dilminha”, “Dilminha”, Dilminha”, ecoaram pelo ginásio.

No fim, a bicampeã dos Jogos Escolares da Juventude, bicampeã sul-americana – títulos conquistados no Peru e na Argentina – e medalha de bronze no Mundial Escolar Marrakesh 2018, Letícia Pimenta levou a melhor. “Minha irmã, Larissa Pimenta, também conquistou dois ouros nos Jogos Escolares, inclusive em 2015, quando participou da competição pela última vez”, lembrou a atleta de 17 anos, que começou a lutar dentro de casa mesmo, com a irmã mais velha, que tem 19. “A gente brigava muito. Tenho até um corte no supercílio que foi ela que fez. Começamos no judô, mas fomos expulsas das aulas porque a gente fazia muita bagunça. Agora sou bem mais comportada”.

Letícia estuda na Escola Estadual Antônio Luiz Barreiros, em São Vicente, a mesma escola da medalhista de ouro na categoria pesado (até 70 kg), Thaissa Ribeiro. Também com 17 anos, Thaissa foi prata em Fortaleza 2015, bronze em João Pessoa e agora em Natal finalmente subiu no alto do pódio. A atleta treina no Sesi Cubatão, com ninguém menos do que Aline Silva, vice-campeã mundial e Embaixadora dos Jogos Escolares da Juventude no ano passado.

“Estou desde julho lá. A Aline agora está voltando de uma operação no joelho, mas já realiza treino de movimentação. Mas ela é muito forte e mesmo com esse problema no joelho fica difícil me manter em pé”, disse Thaissa, que tem o prazer de treinar diariamente com o seu ídolo no esporte. “Me inspiro muito na Aline e na Hellen Maroulis”, disse, citando a americana campeã olímpica no Rio 2016, mundial.

São Paulo venceu ainda a categoria dos médios (até 60 kg), com Meirele Hora, da Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso, de São José dos Campos (SP). Meirele derrotou na final a amazonense Diana Alves Lira, sua algoz no ano passado, nos Jogos Escolares de Brasília. “Comecei a treinar no Projeto Social Assecri, da Associação das Empresas de São José, em outubro de 2016. No ano passado eu não tinha muita experiência na luta olímpica, mas melhorei muito no esporte e finalmente fiquei com a medalha de ouro”, disse.

Os atletas de São Paulo também conquistaram a medalha de ouro em duas das três categorias do masculino. Nos médios (até 69 kg), João Pedro Soares, do Colégio Fernão Dias Pais, de Osasco (SP), foi o protagonista do golpe mais impressionante da noite. Ele aplicou um single leg jogando seu adversário Guilherme Porto, sobre o ombro. O golpe foi considerado de grande amplitude, e João Pedro marcou cinco pontos com a técnica. Nos pesados (até 85 kg), Lucas Silva, da Escola Estadual Marechal Humberto de Allencar Castelo Branco, de Cubatão (SP), não deu chance para a concorrência. Na leve (até 54 kg), o representante de São Paulo, Thaymon Simões, ficou com a prata ao ser derrotado por Bryan Pereira, do Amazonas.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Wrestling