Siga o OTD

Volta Olímpica

O nó tático que Renan Dal Zotto deu no treinador russo

Seleção brasileira caminhava para derrota contra os russos, mas treinador viu a possibilidade de colocar William no lugar de Bruninho: deu certo

Divulgação/FIVB

Há menos de três meses, o Brasil foi derrotado pela Rússia por 3 a 0 na semifinal da Liga das Nações, na França. Na ocasião, após perder os dois primeiros sets por 25/17 e 25/18, a seleção não teve poder de reação e caiu no terceiro set por 25/14. Agora, na fase final do Campeonato Mundial, torneio mais importante da temporada, após perder dois sets, 25/20 e 25/21, o técnico Renan Dal Zotto deu um nó tático em Sergei Shliapnikov. E conseguiu a vitória por 3 a 2.

 

Capitão da seleção brasileira, Bruninho não estava jogando mal. Mas, ao mesmo tempo, não conseguia fazer com que os atacantes embalassem. Foi aí que Renan, junto com toda sua comissão técnica, trocou o titular da seleção por William, que veio do banco. Isso desconsertou o bloqueio e a defesa russa que, aparentemente, não tinham estudado o levantador reserva do time.

“Foi uma mudança tática, não técnica, o Bruno não estava mal. A Rússia estava jogando muito pelas extremidades, e colocamos o William, eles começaram a jogar muito em cima dele. Aí a gente conseguiu ajustar o sistema de bloqueio e defesa. Ele já demonstrou várias vezes que ele é muito útil e é excelente. Mérito de toda a comissão técnica, que foi muito importante, e dos garotos, que fizeram uma partida fantástica” – disse o treinador.

Outra mudança interessante foi no líbero. Thales, que é melhor passador, recebeu a maioria dos saques, mas Maique entrava no momento do serviço brasileiro, para reforçar a defesa, como Renan explica:

“Ele (Maique) é excepcional na defesa, o Thales é  bom defensivamente, mas o Maique é excepcional. É é isso que temos que fazer, é tentar extrair o que tem de melhor de cada um, uma bola faz total diferença no jogo” – disse o técnico.

A seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos nesta sexta-feira (28). Antes, na quinta, os americanos jogam contra a Rússia e, se vencerem, definem o primeiro lugar do grupo com o Brasil. Se der Rússia, fica tudo embolado para a última partida do Mundial.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Volta Olímpica