Siga o OTD

Volta Olímpica

Duda festeja primeiro título no exterior: “Minha maior conquista”

Duda, de 20 anos já tinha sido campeã em torneios internacionais, mas sempre no Brasil. Ao lado de Ágatha, foi medalha de ouro no Finals de Hamburgo

Ela só tem 20 anos, mas há pelo menos quatro já é vista como principal promessa do vôlei de praia brasileiro. Nas últimas duas temporadas, já passou do status de promessa para o de realidade. Ao lado da vice-campeã olímpica Ágatha, tem feito bons torneios no Circuito Mundial, mas o primeiro título em solo estrangeiro veio no último domingo, o Finals de Hamburgo. E que título! Em um evento que reuniu as dez melhores duplas do mundo, Ágatha e Duda foram campeãs com seis vitórias e uma derrota, coroando a temporada com a primeira posição do ranking mundial:

“Com certeza. É um dos maiores torneios do mundo, tirando Olimpíada e Copa do Mundo, é a principal competição. Essa foi minha maior conquista. Nunca tinha conquistado um ouro fora do Brasil. A gente foi para Moscou na semana passada e ficou em segundo e falei “Meu Deus”, mas meu técnico falou “Calma, um dia vai acontecer” – disse.

As quatro etapas que Duda havia conquistado medalha de ouro foram disputadas no Brasil. Este ano, foram campeãs em Itapema, Santa Catarina. Em 2017, ficaram em primeiro lugar no torneio do Rio de Janeiro. Em 2016, Duda ganhou, ao lado de Elize Maia, as etapas de Fortaleza e Maceió. Jogando no exterior, a jovem jogadora tinha quatro pratas e cinco bronzes.

Duda revela conversa com psicóloga durante torneio para vitórias importantes

Com apenas 20 anos, Duda já é considerada uma das principais jogadoras do mundo. Ela já tinha sido a mais nova a ir ao pódio em uma etapa, e agora é a que chegou ao título do Circuito de forma mais prematura.

” Ás vezes eu nem acredito em tudo que está acontecendo. Foi tudo muito rápido essa vida no vôlei, meu Deus, que massa isso, né? Ás vezes eu nem acredito que seja realidade – disse.

A dupla demorou para embalar na temporada. O primeiro pódio veio no quinto torneio, com o título na etapa do Brasil. Duda relembra o começo da temporada:

“No início do ano não conseguíamos muito, ficamos em nono, quinto, depois fomos nos ajustando. Trabalhamos o físico e tático, caminhamos passo a passo, mas ainda precisamos trabalhar muito ainda”

CAMPANHA DE ÁGATHA E DUDA EM 2018

Hamburgo (Finals) – ouro
Moscou (quatro estrelas) – prata
Viena (cinco estrelas) – quinto lugar
Gstaad (cinco estrelas) – quarto lugar
Ostrava (quatro estrelas) – quinto lugar
Itapema (quatro estrelas) – ouro
Huntington Brach (três estrelas) – nono lugar
Xiamen (quatro estrelas) – quarto lugar
Fort Lauderdale (cinco estrelas) – quinto lugar
The Hegue (quatro estrelas) – nono lugar

Mais em Volta Olímpica