Siga o OTD

Volta Olímpica

Com queda no último aparelho, Brasil fica em sétimo por equipes

Seleção brasileira sofre com queda no cavalo com alças, fica em sétimo, e não melhora o resultado da Olimpíada e do Mundial de 2014.

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O quinteto brasileiro encerrou, nesta segunda-feira, a prova por equipes do Mundial de ginástica artística na sétima posição. Arthur Zanetti, Arthur Nory, Lucas Bittencourt, Caio Souza e Francisco Barreto terminaram com a nota de 243,944. As notas, no geral, foram abaixo das eliminatórias, e o  time não repetiu a posição dos Jogos Olímpicos e do Mundial de 2014, que foi o sexto posto.

O Mundial segue nesta terça-feira com a final feminina por equipes, em que o Brasil passou para a decisão em quinto lugar. Na quarta-feira, acontece a final do individual geral masculino, com Cazio Souza, no dia seguinte a prova feminina, em que Flavia Saraiva e Jade Barbosa participam. Nos últimos três dias, serão realizadas as finais por aparelhos.

O início da seleção foi promissor, com ótimas notas nas argolas. No salto, os resultados já não foram tão bons quanto o esperado. Nas barras assimétricas, uma queda. Na barra fixa, notas razoáveis, mas que poderia ser melhores. No solo, o quinteto se redimiu, com uma boa pontuação. Por fim, o temido cavalo com alças, o pior aparelho do time, uma queda de Nory que tirou o time da sexta posição.

O Brasil passou muito bem pelas argolas, o primeiro aparelho. Arthur Zanetti repetiu a nota das eliminatórias, com 15,033. Caio Souza foi bem, com 14,200, e Lucas Bittencourt anotou 13,666, muito melhor do que na primeira fase. Após este início, a seleção estava em segundo, com 42,899.

No salto, porém, o desempenho foi ruim. Nenhum dos três atletas conseguiram acertar suas séries. Nory deu um passo grande e terminou com 14,233. Caio, que é um dos melhores do mundo, fez apenas 14,191. Por fim, Zanetti também falhou, com 13,633.

Nas barras paralelas, mais erros dos brasileiros. Os três pioraram com relação à eliminatória. Chico anotou 13,408, Caio teve 12,933, com uma queda, e Lucas com 13,333. Naquele momento, a seleção caia para a oitava posição. Na barra fixa, o Brasil não teve quedas, mas o desempenho ficou um pouquinho abaixo do que se esperava. Nory foi muito bem com 14,200, Caio foi regular com 13,533 e Chico acabou com 13,800. Neste momento, o time estava em quinto lugar.

No solo, notas boas, com Nory fazendo 14,166, Caio 13,900 e Zanetti 13,866. Mas, o cavalo com alças, o pior aparelho brasileiro, o time despencou. Nory caiu, Lucas e Chico conseguiram notas boas, mas não o suficientes para o sexto lugar.

Mais em Volta Olímpica