Siga o OTD

Vôlei de Praia

Líderes do ranking, Ágatha e Duda fazem avaliação no NAR

King of the Court Ágatha e Duda
Divulgação/FIVB

Líderes do ranking mundial de vôlei de praia feminino, a dupla Agatha e Duda passou por avaliações no NAR (Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo) na manhã desta sexta-feira. As atletas elogiaram a estrutura do centro de pesquisas, referência em estudos científicos e prescrição de treinos, e comentaram sobre a atual fase no circuito.

“A estrutura do NAR é excelente. Uma das coisas que a gente amou foi chegar aqui e estar tudo organizado, tudo pronto, isso otimiza o nosso trabalho. Estas avaliações são importantíssimas para os atletas, que não tem esse convívio com o laboratório e ciência. Os resultados darão um norte para o nosso staff, que poderá otimizar e criar uma programação de treinamento melhor, mais fidedigna com a nossa realidade, com o máximo que cada uma pode chegar”, destacou Agatha.

“Por mais que sejamos uma dupla, somos muito diferentes, qualidades físicas diferentes. Vir aqui e realizar um teste individual, você consegue priorizar e otimizar a valência de cada uma”, completou.

Com 15 anos de diferença, Agatha e Duda destacam que o casamento entre juventude e experiência contribui para o sucesso dentro de quadra.

“A experiência dela é fundamental. Eu vou jogando os campeonatos e ela já passou por eles. Então vai me mostrando o caminho. Muitas vezes eu penso ‘A Agatha me falou isso. A Agatha já passou por isso’. Ter uma pessoa experiente como ela é importantíssimo. Em alguns momentos da etapa, o nervosismo batia e ela já tinha passado por isso. Ela me aconselhava, pedia para eu manter a calma. Acho incrível te-la do meu lado como parceira. Eu aprendo muito com ela e ela aprende muito comigo”, disse Duda.

Em agosto de 2016, logo após a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Agatha anunciou o término de sua dupla com Bárbara. No início do ano seguinte, a medalhista já engatou a parceria com a Duda, que tem rendido feitos importantes desde então. Além da liderança no ranking mundial e diversos prêmios individuais, elas arremataram a maior premiação da história do Vôlei de Praia ao conquistar o Torneio dos Campeões, em Hamburgo, na Alemanha. Sobre esta nova fase, Agatha n ão poupou elogios à parceira.

“Eu acho que fiz a escolha certa (risos). Quando fiz o convite para a Duda ela já mostrava desde base que tinha um potencial muito grande. O primeiro ano dela como adulto já foi espetacular. O que eu vislumbrei lá atrás está acontecendo. A Duda tem conseguido colocar em prática todo o potencial dela. Ela já mostrou que veio pra ficar e eu credito isso a equipe que trabalha com muito profissionalismo, afinco e que extrai o nosso máximo o tempo todo”.

Mais em Vôlei de Praia