Siga o OTD

Vôlei de Praia

Nova geração vence e vai à fase de grupos em Aracaju

Renan Rodrigues/CBV

Nesta quinta-feira, jovens atletas se classificaram para a fase de grupos da etapa de Aracaju do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

Os grupos do torneio feminino da etapa de Aracaju (SE) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia foram definidos nesta quinta-feira, após a disputa do classificatório. Ao todo foram realizadas 22 partidas na arena montada na Praia de Atalaia, altura da Passarela do Caranguejo. Dos 30 times na disputa, apenas oito conseguiram a vaga à fase de grupos, com destaque para uma dupla que representa a nova geração da modalidade.

Os jogos continuam nesta sexta-feira, quando acontecem partidas da fase de grupos do torneio feminino, além de oitavas e quartas de final do torneio masculino. A entrada na arena é gratuita e o torneio prossegue até domingo (08). As partidas da quadra central contam com transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Teresa (CE), de 20 anos, e Roberta (RJ), de 19, avançaram pela primeira vez à fase de grupos do Circuito Brasileiro Open. A dupla comentou a expectativa para estrear no maior torneio do país e a superação pelo fato de treinarem em cidades diferentes.”Fiquei muito feliz com essa vaga pela primeira vez. Roberta e eu nos dedicamos muito e começamos a atuar juntas por acaso, pois minha antiga parceira tinha se lesionado. O entrosamento foi bom e decidimos continuar atuando juntas. Ver o resultado acontecendo é maravilhoso, fui voluntária nos Jogos Rio 2016, admirava Ágatha, Bárbara, Larissa, Talita. E agora terei a oportunidade de talvez enfrentar algumas delas”, disse Teresa.

“Enxergamos potencial nessa parceria e a aposta deu certo, mesmo treinando em cidades diferentes. Chegamos um pouco antes na etapa para treinarmos levantamento, mas a maioria dos ajustes acontece na conversa, dentro de quadra. A afinidade também ajudou bastante. Sei que terá um nervosismo na estreia do Open, mas é uma oportunidade de aprender, só se evolui jogando contra as melhores”, completou Roberta.

Além da jovem dupla, avançaram também à fase de grupos Aline/Diana (SC/RJ), Amanda Maltez/Mayana (RJ/TO), Solange/Eunyce (DF/AL), Maria Clara/Emily (RJ/EUA), Pitty/Fabrine (BA), India/Andrea (PA/AM) e as chinesas Fan Wang e Xia.

Amanda e Mayana também são um destaque, já que disputaram juntas todos os classificatórios desde a segunda etapa, avançando em todas elas, sem terem perdido até agora nenhum jogo nesta etapa pré-torneio. A carioca Amanda comentou o segredo para a dupla ter conquistado a vaga em todos os classificatórios disputados.

“Sempre costumo dizer para a Mayana que não existe adversário fácil, os times chegam no classificatório bem preparados, sabem jogar. Por isso é importante entrar em quadra como se fosse uma final, com total atenção. E ter calma, paciência. Ainda mais em Aracaju, com esse vento bastante forte. Buscamos acertar alguns detalhes ainda, sabemos que podemos subir degraus, vamos seguir fazendo nosso melhor, apesar de treinarmos em cidades diferentes”.

Os oito times que avançaram no classificatório se juntam com as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking de entrada, que são Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Tainá/Victoria (SE/MS), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Carol Horta/Taiana (CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Val/Ângela (DF/RJ), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Izabel/Renata (PA/RJ), Vivian/Naiana (PA/CE), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Érica Freitas/Thati (MG/PB) e Sandressa/Neide (AL).

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado (07.04), enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo (08.04).

No naipe masculino, Evandro e André Stein conquistaram o título geral da temporada, que soma a pontuação de todas as etapas, por antecipação na parada de Maceió (AL), no mês passado. No feminino, Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) lideram com 1.840 pontos, contra 1.760 de Ágatha/Duda (PR/SE). Com isso, a vantagem para a etapa final das atuais líderes é de duas posições sobre as rivais.

Mais em Vôlei de Praia