Siga o OTD

Vôlei de Praia

Juliana e Andressa são campeãs da etapa de Montevidéu

Juliana e Andressa faturam o título da etapa de Montevidéu do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia; Jô e Léo Vieira ficam sem o bronze.

Neste domingo, a dupla Juliana a Andressa conquistou o ouro na etapa de Montevidéu do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. Contra as colombianas Diana e Yuli, as brasileiras fizeram 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/17 para garantir o sexto título do Brasil na competição.

A decisão foi disputada em uma situação atípica, em uma quadra coberta na cidade de Montevidéu. Os jogos chegaram a ser adiados por conta de uma tempestade e raios, e a solução foi realizar as partidas valendo medalha em uma arena de vôlei de praia coberta.

Juliana, medalhista olímpica e campeã mundial e pan-americana, nunca havia disputado um torneio em uma quadra coberta. Ela comentou como foi a adaptação às condições da decisão no Uruguai e também a felicidade pelo primeiro ouro conquistado lado da parceira Andressa. Ela e a campeã mundial Sub-19 estão juntas desde o início de 2018.

“Já havia treinado em quadras cobertas na Europa, mas com algumas características diferentes e nunca havia disputado um torneio em uma. A chuva e os raios estavam fortes e foi a alternativa da organização. A areia é um pouco mais dura, mais compactada, foi um pouco estranho. O jogo fica mais rápido, com menos largadas. Mas conseguimos nos adaptar bem. Estávamos com muita vontade de conquistar esse título, de entrar em quadra e conseguir um bom resultado para o Brasil”, disse Juliana, que completou.

“Nunca tinha vencido um Sul-Americano, é um título inédito para mim. Andressa também nunca havia conquistado um troféu nessa competição, então foi muito especial. Nosso primeiro ouro juntas, esperamos que o primeiro de vários. Foi ótimo escutar o hino brasileiro ao lado dela no pódio e agora retomamos o foco ao Circuito Brasileiro”.

Juliana e Andressa já haviam conquistado nesta temporada do torneio uma prata, na parada realizada na Bahia. Já no naipe masculino, na disputa do bronze, Jô e Léo Vieira acabaram superados pelos venezuelanos Peter e Tigrito por 2 sets a 1 (13/21, 21/16 e 12/15). O quarto lugar rende ao Brasil 140 pontos no ranking.

 

Para chegaram à final, Juliana e Andressa superaram, no último sábado,  Mardones/Paula Vallejos (CHI) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/14), nas quartas de final, e  Gallay/Pereyra (ARG) por 2 sets a 1 (21/12, 18/21 e 15/10), nas semis.

No masculino,  Jô e Léo Vieira acabaram fora do pódio. Na disputa pelo bronze, os brasileiros foram superados pelos venezuelanos  Peter e Tigrito por 2 sets a 1, com parciais de 21/13, 16/21 e 15/12.

O Brasil lidera o ranking geral feminino com folga, tendo ficado com o ouro em todas as paradas, somando 1.200 pontos. No naipe masculino, o país aparece em segundo lugar, com 1.000 pontos. A Argentina lidera com 1.080 pontos. Ainda restam duas etapas ‘Finals’, uma exclusiva para cada gênero, em cidades diferentes.

O masculino ocorre em Resistencia (Argentina), de 13 a 15 de abril. O feminino ainda tem data e local a confirmar. Ao todo são seis etapas do Circuito Sul-Americano para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ apenas com um naipe cada.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

Confira as vitórias brasileiras no Circuito Sul-Americano:

1ª etapa – Nova Viçosa (Brasil)
Feminino
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – ouro
Tainá/Victoria (SE/MS) – prata
Josi/Lili – bronze

Masculino: Fernandão/Ramon Gomes – prata

2ª etapa – Rosário (Argentina)
Feminino: Tainá/Victoria (SE/MS) – ouro

Masculino: Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) – ouro

3ª etapa – Coquimbo (Chile)
Feminino: Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – ouro

4ª etapa – Lima (Peru)
Feminino
Val/Ângela (SE/MS) – ouro
Hegê/Talita (CE) – bronze

Masculino
Hevaldo/ArthurLanci (CE/PR) – bronze

5ª etapa – Santa Cruz Cabrália (Brasil)
Feminino
Victoria/Tainá (MS/SE) – ouro
Juliana/Andressa (CE/PB) – prata
Josi/Lili (SC/ES) – bronze

Masculino
Vitor Felipe/Guto (PB/RJ) – ouro
Ricardo/Oscar (BA/RJ) – bronze

6ª etapa – Montevidéu (Uruguai)

Feminino: Juliana/Andressa (CE/PB) – ouro

Mais em Vôlei de Praia