Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ana Patrícia e Duda levam bronze no Finals de Doha

Brasileiras desperdiçam match-point contra Müller e Tillman, mas vencem Mariafe e Clancy para subir ao pódio no último evento da temporada

Ana Patrícia e Duda perdem para Müller e Tillman mas vencem Mariafe e clancy no finals de doha finals vôlei de praia
Ana Patrícia e Duda no Finals de Doha (Foto: Volleyball World)

Ana Patrícia e Duda se recuperaram de uma derrota sofrida na semifinal para levar o bronze no Finals de Vôlei de Praia, disputado em Doha, Catar. Neste sábado (9), as brasileiras perderam para Müller e Tillman, da Alemanha por 2 a 1, mas em seguida derrotaram as vice-campeãs olímpicas Mariafe e Clancy, da Austrália, por a 2 a 1 e ficaram em terceiro no torneio que encerra a temporada 23. Mais tarde, André e George também levaram o bronze em seguida.

Em entrevista após o jogo, Duda falou do trabalho duro e foco em tentar a classificação olímpica como motivos para ter alcançado uma consistência tão alta na temporada de 2023. Afinal, não teve dupla que mais subiu no pódio na elite do vôlei de praia em 23 do que Ana Patrícia e Duda. Além disso, Duda ainda falou que ama jogar, a deixa perfeita para a entrevistadora decretar: “a gente que ama assistir vocês jogar”! Já em português para o público de casa, Ana Patrícia disse que a temporada foi cansativa mas muito feliz e agradeceu a todos na torcida do Brasil. Em seguida, as jogadoras iniciaram uma dancinha para comemorar a vitória diante de uma pequena, mas animada, torcida nas arquibancadas de Doha.

Ana Patrícia e Duda desperdiçam três match-points na semifinal

Na semifinal, Ana Patrícia e Duda viveram uma batalha forte contra as alemãs Müller e Tillman mas caíram em três sets bem disputados, com parciais de 21 a 18, 17 a 21 e 17 a 15. As brasileiras se recuperaram de um início ruim no tie-break e chegaram a ter três match-points antes de finalmente caírem para as alemãs.

O jogo foi uma revanche, já que Ana Patrícia e Duda venceram as alemãs ainda na fase de grupos no torneio de Doha. Na ocasião, as brasileiras ganharam por 2 sets a 0, com 21-16 e 24-22 .

Nova vitória diante de Mariafe e Clancy para o bronze

Na decisão do bronze do Finals, Ana Patrícia e Duda começaram atropelando a dupla vice-campeã olímpica em Tóquio por incríveis 21 a 13. No segundo set, parecia bem equilibrado até que as australianas fizeram cinco pontos seguidos para abrir em 13 a 9. As brasileiras conseguiram se aproximar e diminuir a diferença para um ponto. Mas, em seguida, Mariafe e Clancy conseguiram dar um gás na reta final para fechar em 21 e 18.

O tie-break começou da mesma maneira que o segundo set. Até que enfim no 8-7, Ana Patrícia e Duda forçaram o jogo e abriram uma boa vantagem até enfim chegar ao match-point em 14-11. Na segunda oportunidade, um rali incrível terminou com uma bola fatal de Ana Patrícia. As brasileiras fecharam em 15-12 e puderam enfim comemorar o bronze. 

As duas já haviam vencido outro duelo importante na temporada: a semifinal do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que aconteceu em Tlaxcala, México. Por outro lado, Mariafe e Clancy venceram as brasileiras Tainá e Victoria nas quartas de final.

Ainda neste sábado (9), Kristen Nuss e Taryn Kloth, dos EUA, foram campeãs do torneio que encerra a temporada de 23 do vôlei de praia. As norte-americanas, atuais medalhistas de bronze do Mundial, venceram Svenja Müller e Cinja Tillman por 21 a 17 e 21 e 14 na decisão do Finals de Doha.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Vôlei de Praia