Siga o OTD

Vôlei de Praia

André e George se recuperam da semi e levam bronze no Finals

Brasileiros tiveram match-point contra Mol e Sørum na semi, mas depois vencem Cherif e Ahmed do Catar no Finals em Doha

André George semifinal finals de vôlei de praia doha contra mol e sørum da noruega 2023 23 e vencem cherif e ahmed catar no bronze
(Foto: Volleyball World)

André e George fizeram dois jogos sensacionais para levar a medalha de bronze no Finals de Vôlei de Praia disputado em Doha. Neste sábado (9) eles começaram perdendo para os noruegueses campeões olímpicos Mol e Sørum, em um jogo muito apertado por 2 a 1, para em sequência dar um banho de água fria na torcida catari ao derrotar Cherif e Ahmed por 2 a 0 e levar o bronze.

+ Mais cedo, Ana Patrícia e Duda levam bronze no Finals de Doha

Ainda na semifinal, André Stein e George Wanderley tiveram match point para definir um jogo equilibrado contra os noruegueses Mol e Sørum mas caíram em parciais de 21-19, 17-21, 17-15. Em menos de duas horas, os brasileiros voltaram para a praia e derrotaram os locais Cherif e Ahmed por duplo 21-17.

Na quadra após a decisão de bronze, George comentou sobre o curto período de recuperação entre semifinal e bronze. “É algo que estamos trabalhando nisso, este ano perdemos muitas semifinais e ganhamos bronze. E ainda temos muitos torneios na corrida olímpica. É minha primeira medalha em Finals, segunda para André. A gente sabe que podíamos ter ido para a final, mas de qualquer maneira o bronze é muito bom”. Falando em português para a torcida brasileira, André agradeceu toda a torcida e a equipe. “E agora vamos para as férias galera, vacations!”, completou André.

André e George comentam pódio em Doha e temporada de 23

Em seguida, o jogador que já foi campeão mundial em 2017, ao lado de Evandro comentou mais da sensação de sair de Doha com um bronze. “Muito feliz por fechar o ano no pódio e estar entre os melhores do torneio que prestigia os melhores do ano. A gente sair com uma medalha mostra que o nosso time é muito forte e competitivo. Por um detalhe não pegamos a vaga na final. Acho que a gente conseguiu concentrar bem para fechar o ano com uma medalha, que é muito importante, e começar bem o próximo ano de Olimpíada com um gás e uma confiança”, comentou André.

Já George, de 27 anos e campeão mundial sub-19 em 2014 e sub-21 em 2016, está cada vez mais se estabelecendo entre a elite do vôlei de praia e comentou sobre seu primeiro pódio de Finals. “Muito feliz por terminar a temporada entre os melhores dos melhores. Essa etapa só reunia os 10 melhores da temporada. Satisfeito demais por terminar entre os três primeiros no pódio para finalizar 2023. Tivemos uma temporada de altos e baixos, mas a gente achou uma consistência boa neste fim de ano. É o meu primeiro pódio de Finals e estou bastante feliz. Se Deus quiser no próximo ano vai ser reachado também”, disse George.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

André e George vencem dupla do Catar com pontos sensacionais

No primeiro set, Cherif Younousse e Ahmed Tijan abriram 5 a 3, mas os brasileiros conseguiram virar o jogo para conseguir manter uma vantagem consistente durante o set. Os brasileiros chegaram ao intervalo regulamentar com uma vantagem de 12 a 9. 

Com um bloqueio sensacional de Cherif em George, a dupla catari se aproximou em 14-15. Mas em um rali sensacional, George defendeu uma bola incrível e fez o 16º ponto. A partir daí, a energia do set passou a ser do Brasil e após um saque para fora de Cherif, a dupla brasileira chegou ao set point. Um bloqueio de André decretou o fim do primeiro set ainda na primeira tentativa, em 21 a 17.

O segundo set começou com as duplas trocando ponto. Cherif e Ahmed abriram 5 a 4, mas os brasileiros marcaram três pontos em sequência para virar o jogo e não mais permitir o empate. Um bloqueio de André marcou 13 a 8 e a dupla brasileira, portanto, foi ao intervalo técnico com grande folga no marcador.

A boa vantagem se formou até 18 a 13, mas após dois pontos seguidos da dupla catari, os brasileiros pediram tempo para respirar e fechar o jogo. Um rali sensacional, com defesas incríveis decretou o match-point em 20-16. Ahmed conseguiu um bom ataque, mas só adiou o inevitável e um ataque de André foi o responsável pelo 21-17 no segundo set.

Mol e Sørum caem diante Åhman e Hellvig na decisão do Finals de Vôlei de Praia

David Åhman & Jonatan Hellvig vencem Mol e sørum no Finals de vôlei de praia Doha
(Foto: Volleyball World)

Ainda hoje, aconteceu, o clássico escandinavo decide o título do Finals de Doha. Os campeões dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018, David Åhman & Jonatan Hellvig da Suécia, mais uma vez foram superiores diante dos medalhistas de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Anders Mol e Christian Sørum. A vitória, entre muitos altos e baixos, veio em sets diretos, com parciais de 21 a 16 e 21 a 17.

André e George perdem match-point na semifinal contra Mol e Sørum

André George semifinal finals de vôlei de praia doha contra mol e sørum da noruega 2023 23
André e George contra Mol e Sørum no Finals (Foto: Volleyball World)

Mais cedo, no fim de tarde catari, André e George perderam um jogo sensacional de vôlei de praia para a dupla norueguesa Mol e Sorum pela semifinal do torneio, onde desperdiçaram match-point. No fim, a dupla campeã olímpica venceu por 21-19, 17-21, 17-15.

O primeiro set foi totalmente equilibrado, com vitória da dupla norueguesa formada por Anders Mol e Christian Sørum no detalhe. A dupla norueguesa e campeã olímpica venceu o primeiro set por 21 a 19. Mas os brasileiros não se abalaram foram muito dominantes no segundo set, mas tiveram dificuldade de fechar o set. André e George abriram 20 a 14, antes de finalmente fechar o segundo por 21 a 17. 

No terceiro set, os brasileiros recuperaram uma desvantagem de 10-8 e passaram na frente por 11-10. Porém Sorum fez uma defesa impressionante com o pé para salvar o ponto e empatar tudo. André e George abriram 13 a 11, e chegaram finalmente ao match point com 14 a 13. George fez um ataque praticamente indefensável, mas não para Sorum, e a dupla norueguesa empatou e chegaram ao match-point em 15-15. Porém, os brasileiros seguiram fortes no jogo e a dupla europeia precisou de três match-points para fechar o set por 17 a 15 e avançar à final.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Vôlei de Praia