Siga o OTD

Vôlei de Praia

Três duplas brasileiras furam o quali do Elite 16 de Doha

Andressa/Vitória, Saymon/Vinicius e Talita/Thâmela passam qualifying e se garantem na chave principal do Elite 16 de Doha

Andressa e Vitória Elite 16 de Doha de vôlei de praia
Andressa e Vitória em ação no primeiro jogo (Foto: Volleyball World)

Três duplas brasileiras furaram o qualifying do Elite 16 de Doha, a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia de 2023. Saymon/Vinicius e Andressa/Vitória venceram jornadas duplas, enquanto Talita/Thamela venceu um jogo para se garantiram na chave principal do torneio, juntando-se a outras quatro parcerias brasileiras. Taiana/Hegeile também disputou o quali, mas perdeu na última rodada.

De bye na primeira rodada, Talita e Thamela precisaram passar por uma única dupla para superar o quali. Elas bateram as suíças Bobner/Vergé-Dépré por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15). Na chave principal, as brasileiras terão as australianas Clancy/Mariafe, as tchecas Hermannova/Stochlova e as compatriotas Carol Solberg/Bárbara Seixas como adversárias na fase de grupos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outra dupla no feminino, Andressa e Vitória venceram dois jogos no quali. Primeiro, elas passaram pelas ucranianas Lunina/Lazarenko por 2 a 1 (21/19, 21/23 e 15/8). Depois, derrotaram as japonesas Ishii/Mizoe em 21/18 e 21/10. Na fase de grupos, terão as canadenses Melissa/Brandie, as suíças Brunner/Huberli e as estadunidenses Hughes/Cheng pela frente.

Taiana e Hegeile Elite 16 de Doha Talita e Thâmela Saymon e Vinicius
Taiana/Hegê venceu austríacas, mas perdeu em seguida (Foto: Volleyball World)

Ainda entre as mulheres, Taiana Lima e Hegeile chegaram a vencer as austríacas Klinger/Klinger por 2 sets a 1 (21/18, 15/21 e 15/8), mas caíram para as alemãs Borger/Ittlinger pelo mesmo placar (19/21, 21/14 e 15/10), na última rodada do qualifying. Assim, foram eliminadas do torneio e não se tornaram a quinta dupla brasileira na chave principal do Elite 16 de Doha.

Masculino

Entre os homens, Saymon e Vinicius também ganharam duas vezes. Eles passaram pelos canadenses MacNeil/Russel por 2 a 0 (21/12 e 21/14) e, depois, bateram os espanhóis Herrera/Gavira por 2 a 1 (21/18, 19/21 e 15/12). O grupo da dupla na chave principal conta com os poloneses Losiak/Bryl, os alemães Ehlers/Wickler e os compatriotas Renato/Vitor Felipe.

Duplas na chave principal

Além de Bárbara/Carol, que está no grupo de Talita/Thâmela, o Brasil tinha outras três duplas previamente garantidas na chave principal do Elite 16 de Doha. Campeãs mundiais e vice-campeãs do Finals de vôlei de praia, no último final de semana, Duda e Ana Patrícia estão no grupo A, ao lado das holandesas Stam/Schoon, das letãs Anastasija/Tina e das alemãs Borger/Ittlinger.

Na chave masculina, três duplas brasileiras disputam a chave principal. Além de Saymon/Vinicius, o país conta com Renato/Vitor Felipe, vice-campeões mundiais, no grupo B; e George/André, que duela contra os cataris Cherif/Ahmed, os italianos Ranghieri/Carambula e os australianos McHugh/Burnett, pelo grupo D.

Reunindo 16 duplas na chave principal, o Elite 16 de Doha é a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia do ano. A competição sucede o Pro Tour Finals, que aconteceu no mesmo local no último final de semana e encerrou oficialmente o ano de 2022. Dessa forma, o Elite 16 é a primeira competição válida para a corrida olímpica do vôlei de praia para Paris 2024.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei de Praia