Siga o OTD

Vôlei de Praia

Litoral catarinense é sede da decisão do circuito brasileiro sub-23 de vôlei de praia

O Circuito Brasileiro Sub-23 de vôlei de praia terá sua temporada encerrada neste final de semana, com a decisão do título dos naipes masculino e feminino. A última etapa de 2016 ocorre em São José (SC), de sexta-feira (02.12) a domingo (04.12), com entrada franca à torcida na arena montada na avenida Beira Mar, próximo a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José.

Em homenagem às vítimas do acidente com o voo da Chapecoense, será respeitado um minuto de silêncio em todas as partidas da primeira rodada, nos três dias da etapa.

O torneio em São José terá a presença de vários atletas promissores do voleibol de praia brasileiro. Estarão em ação seis campeões mundiais em torneios Sub-19 e Sub-21 (Ana Patrícia, Andressa, Arthur Lanci, George, Tainá e Victoria). E a disputa está aberta, com três times com chances de título no feminino, e outros dois lutando pelo troféu no naipe masculino.

Duas duplas estão empatadas na liderança da temporada feminina do circuito brasileiro sub-23 de vôlei de praia, com 1.520 pontos, e dependem apenas de si: Alana/Kyce (RN) e Ana Patrícia/Paula Hoffmann (MG/RJ). Pouco atrás estão Andressa e Tainá (PB/SE), que somam 1.440 pontos e precisam terminar duas posições acima das duas duplas que lideram atualmente para ficarem com o troféu.

Entre os homens, Vinícius e Eduardo Davi (ES/PR) estão na liderança geral do circuito brasileiro sub-23 de vôlei de praia com 1.640 pontos, enquanto Arthur Lanci/George (PR/PB) estão com 1.520 pontos e precisam ficar três posições acima dos adversários na briga pelo título.

As oito duplas masculinas já garantidas na chave principal são George/Athur Lanci (PB/PR), Vinícius/Eduardo Davi (ES/PR), Jefferson/Allysson (CE), Maia/Jonas Paixão (RJ), Igor Borges/Matheus Baby (RJ), Adrielson/Gabriel Gouveia (PR/RJ), Lipe/Rafa (PR) e Kaique/Luccas (RS/DF). Outras 16 parcerias disputarão as quatro vagas restantes.

No feminino os times já classificados são Ana Patrícia/Paula Hoffmann (MG/RJ), Tainá/Andressa (SE/PB), Kyce/Alana (RN), Victoria/Vitoria (MS/RJ), Anna Luisa/Victoria (RS), Teresa/Talita (CE), Thais/Karol (ES) e India/Clicia (PA/AM). As demais sete duplas brigarão por quatro vagas no torneio de qualificação.

Sistema de disputa

O torneio começa na sexta-feira (02.12), com a disputa do qualificatório, onde 16 times masculinos e sete femininos lutam por quatro vagas à fase principal da competição. Os vencedores (em cada gênero) se juntam aos oito times já classificados pela posição no ranking de entradas. As 12 duplas finais são divididas em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (03.12).

Avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (domingo) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.

O Circuito Sub-23 é composto por seis etapas, e, além dos campeões de cada parada, existe um campeão geral da temporada, somando os pontos de todos os eventos. Ao contrário do Sub-19 e do Sub-21, em que as duplas precisam ser da mesma federação, no Sub-23 elas podem estar registradas em estados diferentes. A categoria também possui premiação em dinheiro, com os campeões de cada naipe recebendo R$ 3,7 mil.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia