Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ágatha e Duda erram mais no fim dos sets e ficam a prata no México

Apesar do bom começo, brasileiras erram muito no fim das parciais e tomam a virada na decisão em Cancún

Ágatha e Duda
FIVB

Não deu! Na decisão da terceira etapa em Cancún do circuito mundial de vôlei de praia, Ágatha e Duda começou muito bem, mas erraram na reta final do segundo e terceiro sets e foram superadas por 2 sets a 1 pelas australianas Clancy e Artacho del Solar, que foram bronze no último mundial em 2019.

A disputa do ouro

Como era de se esperar, o começo de jogo foi equilibrado. Com as duas duplas conseguindo gerar um pouco de volume de jogo a partida do sistema defensivo, o placar seguiu igual, com brasileiras e australianas trocando pontos, no primeiro terço dos pontos. Apesar da igualdade no começo, após a segunda troca de lado, Clancy e Artacho del Solar aprooveitaram um momento de instabilidade brasileiro na virada de bola e conseguiram abrir uma pequena vantagem no marcado, com 11 a 8.

Na sequência, com dois aces seguidos de Clancy, a diferença chegou em cinco pontos na parada técnica, com 13 a 8. Atrás do marcador, Ágatha e Duda melhoraram na defesa, com o bloqueio conseguindo amortecer alguns ataques, e cortaram a diferença para 15 a 13, fazendo com que o tempo fosse pedido pelas adversárias. No retorno da parada, as brasileiras encostaram mais um pouco e chegaram na reta final empatadas em 16 pontos.

Ágatha e Duda
FIVB

Em seguida, Clancy/Artacho del Solar marcou mais um ace e a vantagem voltou a ser de dois. Contudo, logo na sequência, Ágatha e Duda cresceram mais uma vez nas defesas e viraram para 19 a 18. Na hora da definição, a experiência de Ágatha apareceu, as brasileiras tiveram o set point e, com um erro de ataque das australianas, a primeira parcial foi fechada pela diferença mínimia, com 21/19 em favor do Brasil.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

No segundo set, diferente do começo do confronto, a dupla brasileira abriu dois pontos de vantagem em um bloqueio de Ágatha. Na sequência do duelo, a diferença seguiu em dois pontos até, mais uma vez, as brasileiras somarem um bloqueio e um erro das australianas para que o placar subisse para 9 a 5 e o pedido de tempo fosse feito pelas adversárias.

A volta para a quadra seguiu com Ágatha e Duda atuando de maneira superior e a diferença chegou em 11 a 6. Próximo da metade da parcial, a dupla da Austrália melhorou e cortou a desvantagem para 13 a 10. Após as adversárias buscarem um reação, as brasileiras cresceram e com muito volume de jogo a diferença subiu para 18 a 12. Arriscando tudo para seguir com chances de título, as australianas voltaram a encostar no placar e empataram o a parcial em 19 a 19.

-Alison dos Santos brilha e Brasil ganha a prata no 4x400m misto

Embaladas pelo momento, Clancy e Artacho del Solar confirmaram a virada em um contra-ataque e tiveram o primeiro set point, que foi salvo em um ataque de Ágatha. No “vai a dois”, as australianas seguiram atuando de maneira superior e confirmaram a vitória no set, com 22 a 20.

O tie break

Apesar de sofrerem a virada na segunda parcial, Ágatha e Duda começaram melhor o tie break e, com o sistema defensivo funcionando, abriram 5 a 1 e forçaram o pedido de tempo. No retorno para a areia, as duplas trocaram pontos e a diferença seguiu em favor das brasileiras com 7 a 3. Neste momento, Clancy voltou a conseguir pontos de bloqueio e a vantagem foi para um ponto, com 7 a 6.

Em seguida, as australianas voltaram a atuar bem no sistema defensivo e com três pontos em sequência viraram o placar para 9 a 8. No momento de definição da parcial, Ágatha/Duda voltaram a errar, como na parcial anterior, e as adversárias abriram dois pontos, com 11 a 9. Pressionadas, as brasileiras conseguiram a igualdade com um ace de Duda, fazendo 11 a 11.

No momento de definição do set desempate, as duas duplas seguiram trocando pontos e, por ter a “vantagem” de estar desempatando o duelo, as australianas passaram a ter os match points. Em um deles, Ágatha errou um ataque, o jogo terminou em 16 a 14 e as brasileiras ficaram com o vice.

Mais em Vôlei de Praia