Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oitavas de final do torneio masculino terão atletas da casa

A disputa da fase de grupos definiu na tarde desta sexta-feira (15) os 16 times que avançaram às oitavas de final do torneio masculino na etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. A temporada 2017/2018 começou com motivos para a torcida da casa sorrir, com dois atletas locais avançando: Benjamin e Saymon. A entrada na arena montada no Parque das Nações Indígenas é gratuita.

Avançam todos os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além de outros quatro terceiros. Neste sábado, a partir das 9h (de Brasília) ocorrem os duelos das oitavas de final. No mesmo dia ainda serão disputadas as partidas das quartas de final e semifinais. Os jogos da quadra central contam com exibição no Facebook da CBV.

Benjamin, atleta mais experiente do tour, com 45 anos, comemorou a classificação em segundo na chave, com uma vitória e uma derrota, e a oportunidade de mais uma vez jogar em casa. O sul-mato-grossense que disputou os Jogos Olímpicos de Atenas-2004 mora no Rio de Janeiro, mas pode estar perto dos amigos com o torneio em Campo Grande.

“É uma alegria imensa voltar para o meu estado, poder rever amigos e pessoas que estiveram presentes no começo da minha trajetória. Conseguimos avançar e vamos pensando partida a partida. O calor está bastante intenso, maior até do que no Rio de Janeiro, local onde treino, então precisei me adaptar, mas isso é uma marca do vôlei de praia. Quem se adapta melhor e mais rápido às condições, consegue vencer”, disse Benjamin.

Além de Benjamin e seu parceiro Averaldo (TO), outros 16 times passaram de fase (confira todos na lista abaixo). E quem também se destacou na estreia, e com duas vitórias, foram as novas duplas formadas por Pedro Solberg/George (RJ/PB) e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ).

Pedro Solberg analisou as primeiras ações ao lado do novo companheiro e elogiou a qualidade técnica e motivação de George, campeão mundial Sub-19  e Sub-21.

“O George é um jogador muito habilidoso, que vai me completar muito dentro de quadra. Ele tem um saque muito bom, e isso é fundamental nos dias de hoje, alguém na dupla tem que sacar bem. Outra coisa é a energia dos vinte anos, é contagiante jogar com um garoto, eu me divirto muito jogando. Ele tem aspirações enormes, quer muita coisa. O George tem todos os golpes, e o melhor é que ainda tem muito a evoluir. Acho que ele também pode evoluir mais fisicamente, e obviamente ter mais rodagem e tempo de quadra, que é uma coisa que todo mundo precisa, já que algumas coisas só acontecem com o tempo. Mas não tenho como negar que ele tem o dom e estou feliz com a parceria”, disse.

Outra dupla que começou com o pé direito foi dos campeões mundiais Evandro e André Stein (RJ/ES), vencendo os dois primeiros jogos e saindo com a liderança da chave. André inclusive tem grandes lembranças de Campo Grande, já que foi campeão na temporada passada, quando atuava ao lado do campeão olímpico Ricardo.

“Foi um título que marcou demais, tenho a foto guardada com carinho até hoje. Foi um dos primeiros ouros no Circuito, ao lado de um ídolo que é o Ricardo, jogando contra o Saymon, que é atleta da casa. Espero passo a passo ter bons resultados ao lado do Evandro para tentar mais uma vez alcançar a decisão. Começamos tentando nos adaptar ao calor e vamos buscar evoluir dentro da competição”, disse o capixaba.

O Circuito Brasileiro 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2018, com cidades e datas a definir. Além de Campo Grande, o tour nacional passará por Natal (RN), de 18 a 22 de outubro, e Itapema (SC), de 15 a 19 de novembro.

A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. A novidade nesta temporada fica por conta da volta do classificatório e do aumento de duplas, passando de 16 para 24 times na fase de grupos da competição.

OITAVAS DE FINAL
Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) x Márcio Gaudie/Allison (RJ/SC)
Moisés/Bruno (BA/AM) x Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ)
André/Evandro (ES/RJ) x Oscar/Thiago (RJ/SC)
Lipe/Fábio Bastos (CE/AM) x Benjamin/Averaldo (MS/TO)
Pedro Solberg/George (RJ/PB) x Jeremy/Harley (RJ/DF)
Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) x Eduardo Davi/Borlini (PR/ES)
Anderson Melo/Pedro Marins (RJ) x Guto/Vitor Felipe (RJ/PB)
Jô/Léo Vieira (PB/DF) x Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE)

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei de Praia