Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ágatha e Duda fecham ano com título e no topo do ranking

Ouro na quinta etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia coroa temporada de Ágatha e Duda

Ágatha e Duda vôlei de praia
Duda e Ágatha vibram com a conquista da 5ª etapa (Créditos: William Lucas/Inovafoto/CBV)

A dupla Ágatha e Duda encerrou o ano com mais um título e a liderança isolada do ranking nacional. A paranaense e a sergipana conquistaram o ouro da quinta etapa do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia 2020/2021, o terceiro delas na temporada.

O lugar mais alto do pódio veio com vitória na decisão, neste domingo (6), contra Ana Patrícia e Rebecca por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17), na quadra central da arena montada no CVD (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema, Rio de Janeiro.

A conquista da etapa é a nona deste tipo do time formado por Ágatha e Duda. A vitória rendeu 400 pontos no ranking da temporada, e a dupla aumentou a vantagem na liderança com 1920 pontos. A segunda posição ficou justamente com está com Ana Patrícia e Rebecca com 1760, seguidas de Talita e Carol Solberg com 1520.

Vale lembrar que Ágatha e Duda e Ana Patrícia e Rebecca representarão o Brasil no vôlei de praia feminino da Olimpíada de Tóquio-2020.

As palavras campeãs

A medalhista olímpica Ágatha, prata da Rio-2016, soma agora 16 títulos em etapas do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. A paranaense destacou os desafios impostos por uma temporada tão atípica, e comemorou os objetivos alcançados. A dupla disputou as cinco finais realizadas até o momento na temporada 2020/2021, um “sarrafo alto”, segundo a jogadora.

Ágatha e Duda vôlei de praia ana patrícia e rebecca
Final da 5ª etapa colocou frente à frente as duas duplas olímpicas (William Lucas/Inovafoto/CBV)

“Foi um ano desafiador para todos. Vivemos a dificuldade do ano, tivemos momentos de angústia. Mas conseguimos ‘virar a chave’, e voltamos a treinar com uma energia boa e com o objetivo bem ousado. E do mesmo modo que demos o nosso máximo em todas as etapas, é difícil manter esse ritmo, nessa época do ano já estaríamos diminuindo o nosso giro. E desta vez foi diferente, tivemos que aumentar ainda mais o ritmo nessa reta final, conseguimos o ouro e o primeiro lugar no ranking, então estamos muito satisfeitas e vamos tirar uns dias de férias para voltarmos renovadas em 2021”, avaliou Ágatha.

Duda foi eleita a melhor da partida e chegou ao décimo título do Circuito Brasileiro de vôlei de praia na carreira. A jovem sergipana fez uma retrospectiva de tudo que a dupla passou ao longo de 2020, que terminou com o terceiro título em cinco finais disputadas no Circuito Brasileiro.

“Tivemos aquela parada de cinco meses, em razão de toda a situação da pandemia, treinamos separadas, sozinhas. Quando nos reencontramos no dia 6 de julho para começar a preparação com um objetivo definido, a nossa volta às competições, a volta do Circuito Brasileiro, e ir galgando os degraus, subindo de produtividade. Tudo isso culminou nesse momento, de fechar a temporada com os objetivos alcançados é uma alegria imensa. E jogar contra a Ana e a Rebecca é sempre difícil, pois nos conhecemos muito bem, o que engrandece ainda mais o nosso título”, comentou Duda.

circuito brasileiro de vôlei de praia
O pódio da 5ª etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, com Ágatha e Duda no topo (William Lucas/Inovafoto/CBV)

Bronze inédito

A rodada decisiva deste domingo teve início com a partida que valeu o bronze inédito para Elize Maia e Thâmela. A dupla capixaba tinha chegado às semifinais pela primeira vez na etapa passada, e, desta vez subiu um degrau ao alcançar um lugar no pódio. Elas venceram Talita e Carol Solberg por 2 sets a 0 (21/18 e 21/18). A medalha foi a primeira da jovem Thâmela, de 20 anos, que comemorou bastante a conquista.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estou muito feliz, viemos de um ano muito difícil, ficamos paradas quase sete meses. E poder voltar a competir, fazer o que amamos, é sensacional. E estou começando ainda no cenário nacional, uma equipe nova, ainda em construção. Eu sempre me inspirei muito na Carol Solberg e na Talita, então vencer esse jogo é um sonho, estou bastante feliz”, disse Thâmela.

A experiente Elize Maia volta ao pódio depois de três anos, e conquistou a primeira medalha depois do nascimento da filha Antônia, de um ano e quatro meses. A capixaba falou sobre a importância do bronze no momento da carreira.

“Este foi um ano marcante para todo o planeta, precisamos mudar muitos paradigmas, se adaptar e superar. E foi o primeiro ano da minha filha (Antônia) e foi um desafio manterm-me como atleta e mãe, então um pódio no final desse ano tão desafiador abre as portas para tempos melhores em 2021”, contou Elize.

Mais em Vôlei de Praia