Siga o OTD

Vôlei de Praia

Robson Xavier diz que detecção de talentos pede planejamento

Técnico da seleção brasileira de base falou em encontro virtual promovido pela confederação brasileira que registrou a participação de 150 profissionais

Robson Xavier técnico seleção brasileira de vôlei de praia base
Robson Xavier é técnico da seleção brasileira de base (divulgação/CBV)

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) realizou na noite desta terça-feira (2) mais um encontro virtual buscando agregar conhecimento durante o isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. O tema do dia foi a detecção de talentos e iniciação no vôlei de praia, teve Robson Xavier, técnico da seleção brasileira de base, como participante e foi mediado por Virgílio Pires, superintendente da modalidade na entidade.

O primeiro encontro voltado para o vôlei de praia contou com participação de 150 profissionais que acompanharam a apresentação virtualmente. Ao final, os participantes também puderam realizar perguntas e tirar dúvidas. Virgílio Pires destacou a importância da iniciativa de encontros virtuais, proporcionando que treinadores de todas as regiões do país tenham acesso ao conteúdo de qualidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Palavra do treinador

Durante a apresentação, Robson Xavier, que comandou duplas brasileiras na conquista de três títulos Mundiais sub-21 e dois Mundiais sub-19, comentou que o processo de detecção, lapidação e preparação é longo e precisa contar com planejamento estruturado.

Com presença de Robson Xavier e Virgílio Pieres, encontro promovido pela CBV reuniu cerca de 150 profissionais do vôlei de praia.
Robson Xavier participou do encontro (Divulgação/CBV)

“Todas as crianças têm um talento em alguma área, mas é preciso buscar a predisposição para a nossa modalidade. Fizemos isso com várias peneiras em 2018 e 2019. Tentamos lapidar esses talentos detectados. Não é um processo rápido, é longo. E não começa conosco, começa nos respectivos centros de treinamento, tendo sequência com o trabalho nas seleções de base. O que realizamos é tenta diminuir a margem de erro nessa detecção, da melhor forma encontrar características que nos levem a ter o atleta de sucesso”, declarou Robson.

O técnico que também comanda a Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) destacou a importância do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), onde ocorrem os períodos de treinamentos das seleções de base.

+ Bruno Schmidt revela medo com futuro da modalidade

“Os atletas selecionados realizam períodos de atividades em Saquarema. Lá nós temos todas as condições possíveis para trabalhar o desenvolvimento. Temos disponibilidade de academia, fisioterapia, sala de vídeos, alimentação ideal, inúmeras quadras”, disse Robson Xavier, que também comentou sobre a diferença de cargas de treinamento dos jovens da base em comparação aos atletas do adulto, além das diferenciações nos formatos das atividades.

“Trabalhamos de forma mais dosada, pesquisas observaram que o tempo médio de treino diário de equipe adulta é diferente. Para que o desenvolvimento que não acarrete uma lesão ou frustração e desistência dos meninos”, completou.

Programação

O primeiro encontro da série iniciada pela CBV aconteceu na quinta-feira (28) e foi mediado pelo diretor executivo da CBV, Radamés Lattari, e teve como tema “Gestão e preparação de equipe”. Renan Dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina, atuou como apresentador.

Durante segundas e sextas, os eventos são abertos ao público com debates entre atletas e técnicos no canal da CBV no YouTube. Toda terça será a vez de encontros voltados ao vôlei de praia, às quartas acontecem eventos promovidos pela Universidade Corporativa do Voleibol, e quinta o bate-papo fica focado no vôlei de quadra.

“Quero registrar nosso agradecimento ao presidente Walter Pitombo Laranjeiras, todo navio precisa de um comandante e, sem o aval do presidente Toroca, não teríamos como colocar em prática esse ciclo de encontros virtuais. Além de inúmeras pessoas internas que trabalharam para esse projeto. Estamos tendo o primeiro encontro com vôlei de praia e fico feliz de encontrar profissionais que encontramos Brasil afora em competições de base. Fica nosso agradecimento por ter vocês conosco”, disse Virgílio Pires.

Mais em Vôlei de Praia