Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil sai de Lima com dois títulos e dois bronzes no Sul-Americano

Além do ouro de Tainá/Victoria e André/George, as duplas Bárbara/Carol Horta e Oscar/Thiago conquistaram o bronze no Sul-Americano no Peru

Tainá e Victoria comemoram o título do Sul-Americano de Lima (Foto: Divulgação/CBV)
Tainá e Victoria comemoram o título do Sul-Americano de Lima (Foto: Divulgação/CBV)

O Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano de vôlei de praia disputado em Lima, no Peru. Entre as mulheres, Tainá/Victoria sagraram-se campeãs depois de venceram as compatriotas Bárbara/Carol Horta na semifinal e uma dupla argentina na decisão. André/George também foram campeões vencendo Oscar/Thiago na semi e argentinos na final.

Tainá/Victoria vencem revanche contra Bárbara/Carol Horta para chegar na final

Depois de perderem para Bárbara e Carol Horta na fase de grupos, e serem obrigadas a jogar a repescagem para chegar às quartas, Tainá e Victoria venceram as compatriotas em revanche neste domingo (15). Após derrota no primeiro set por 21 a 13, Tainá e Victoria se recuperaram, venceram a parcial seguinte por 21 a 15 e forçaram o set de desempate. No tie-break, elas dominaram a quadra e venceram por 15 a 9.

Na decisão do Sul-Americano, Tainá e Victoria enfrentaram as argentinas Gallay e Pereyra e venceram em sets diretos, com parciais de 21/15 e 21/16. Bárbara e Carol foram para a disputa de terceiro lugar e venceram Ariana/Briggitte, do Equador, com facilidade por 2 a 0 (12/21, 12/21).

“Sabíamos que seria um torneio muito difícil, especialmente por ter uma dupla brasileira de tanta qualidade também, como Bárbara e Carol. Nos enfrentamos na chave, elas levaram a melhor, mas conseguimos recuperar o foco aos próximos jogos. Conseguimos consertar os erros do primeiro jogo, e na final também soubemos impor nosso jogo sacando bem e tendo boa virada de bola. Estamos muito felizes pela medalha de ouro”, disse Victoria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

André/George vencem Oscar/Thiago na semi e argentinos na decisão

Numa partida disputada, André e George conseguiram vencer Oscar e Thiago, de virada, e se garantiram na decisão do torneio Sul-Americano. Depois de perder o primeiro set por 23 a 21, a dupla André/George dominou parcial seguinte e venceu por 21 a 13. No set de desempate, eles continuaram melhor e fecharam a partida com um 15 a 11.

André/George comemoram o título do Sul-Americano de Lima (Foto: Divulgação/CBV)

Na final do torneio, André e George enfrentaram argentinos e garantiram o título com a vitória por 2 a 1 (15/21, 21/18, 11/15). Contra Azaad/Capogrosso, os brasileiros venceram bem o primeiro set, mas permitiram o empate depois de um segundo período complicado. No tie-break, a dupla conseguiu fazer 15 a 11 e levou o título do Sul-Americano de Lima.

Oscar e Thiago foram para a disputa de terceiro lugar e garantiram o bronze com uma vitória por 2 a 0 (19/21, 12/21) contra os também argentinos Aveiro e Amieva.

“Estamos muito felizes, primeiro título Sul-Americano do George e o nosso da dupla também. Chegamos confiantes pelo título do Circuito Brasileiro e conseguimos cumprir mais este objetivo. Sabemos que é um torneio importante também para nosso país, para liderar o ranking geral. Os jogos mais duros seriam nas semifinais e finais, foram dois grandes jogos, dois tie-breaks onde soubemos ter calma para manter sempre a vantagem”, declarou.

Circuito Sul-Americano

O resultado em Lima deixa o Brasil na liderança do ranking geral da temporada em ambos os naipes. No masculino, o país lidera com 380 pontos, seguido por Chile, com 320 e pela Argentina, também com 320. No feminino, com ouro nas duas etapas realizadas, o Brasil lidera com 400 pontos, seguido pela Argentina, com 360 pontos, e Chile, com 260.

Os pontos obtidos em cada etapa vão para o país, de acordo com a classificação final somente da melhor dupla de cada nação. Nesta etapa, por exemplo, foram 200 pontos em cada naipe pelas colocações finais de André/George e Tainá/Victoria. Ao final, os pontos são somados e o país na liderança do ranking é declarado campeão geral.

O Circuito Sul-Americano conta com três etapas regulares e um torneios ‘Finals’, com maior pontuação e premiação. Além de Coquimbo (Chile), e agora Lima (Peru), a competição passará por San Juan de Los Morros (Venezuela), e Linares (Chile). As próximas duas etapas, porém, terão datas e informações complementares ainda definidas por conta de adiamentos referentes à pandemia mundial do novo coronavírus.

Mais em Vôlei de Praia