Siga o OTD

Vôlei de Praia

Maiores vencedores da etapa, Alison e Juliana voltam a Maceió

Os dois experientes atletas têm cinco títulos cada um na cidade e entram em ação nesta semana para a disputa do quinto Open da temporada

Juliana - vôlei de praia
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Juliana e Alison são os dois atletas que lideram a lista de maiores vencedores da etapa de Maceió, capital alagoana, do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Cada um tem cinco conquistas e estarão em quadra nesta semana para a disputa de mais uma etapa da temporada 2019/2020.

O torneio começa nesta quarta-feira (12) com o torneio qualificatório entre as duplas de pior ranking. As semifinais acontecem na noite do sábado (15), e as finais na manhã de domingo.

Das cinco vezes que Juliana subiu ao lugar mais alto do pódio em Maceió, quatro foram ao lado de Larissa, com quem fez uma longa e vitoriosa parceria. Elas venceram nas temporadas 2004, 2007, 2010 e 2011. A quinta e mais recente conquista foi em 2014, quando fazia parceria com Maria Elisa.

“Para variar, tenho muitos amigos em Maceió, já jogava muitas vezes lá antes de ir para a praia, quando disputava competições no vôlei indoor. Ia jogar no CRB, bem perto de onde fica a arena. São tantos momentos em Maceió, que fica até difícil destacar um só. Lembro de ter um ano que joguei com a Larissa, e eu passei muito mal durante quase todos os jogos, e mesmo assim conseguimos o título. Terminei destruída, mas conseguimos vencer, foi algo que me impactou muito”, relembrou Juliana.

Nesta temporada Juliana faz parceria com Josi e ficou em quarto lugar na última etapa, que aconteceu em João Pessoa (PB). Elas entram em ação na chave principal do torneio feminino a partir da sexta-feira (14).

Torneio masculino começa na quinta-feira

(William Lucas/Inovafoto/CBV)

Nesta etapa quem entrará em quadra primeiro serão as duplas masculinas. A chave principal começa nesta quinta-feira (13). Entre as duplas participantes estarão as duas classificada para representar o Brasil em Tóquio 2020: Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

O campeão olímpico Alison, assim como Juliana, tem cinco conquistas em Maceió e lidera a estatística de campeões na cidade. Ele venceu em 2009 com Harley, em 2010 com Emanuel, e tem três títulos ao lado de Bruno Schmidt: 2014, 2015 e 2018. Para o capixaba, a marca mexe com a lembrança de quando, no início da carreira, ele ia para a arena assistir os jogos dos grandes nomes que fizeram história na modalidade.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Fico muito contente com essa marca. Acordava cedo em Vitória (ES) para ver os atletas que vieram antes de mim jogar, e eu tenho o maior respeito até hoje. Agora sou eu que tenho de conquistar importantes no currículo. É algo que não é uma meta minha bater esses recordes, o que quero é formar times competitivos”, pontuou.

A etapa será a estreia na temporada para as duplas masculinas classificadas para os Jogos Olímpicos. Alison confessa que bate certo nervosismo, mas espera um grande espetáculo do esporte.

“Voltar a Maceió sabendo que tenho essa relação boa com a cidade é bem importante. Mas também sinto uma certa ansiedade, já que vamos fazer nossa estreia na temporada, enquanto outras duplas já jogaram um ou dois torneios. Nossa preparação é voltada para os Jogos Olímpicos, mas sempre entramos em quadra querendo vencer. Espero que façamos uma boa etapa, que a arena fique lotada todos os dias”, destacou.

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada gênero, sendo que as 16 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas já entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira (masculino) e sexta-feira (feminino). As outras oito vagas restantes para completar os 24 times ficam abertas para serem disputadas entre até 32 duplas no torneio classificatório (qualifying), que acontece na véspera da estreia de cada naipe.

As 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Mais em Vôlei de Praia