Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil disputa vagas em Tóquio pelo pré-olímpico da China

Ângela e Carol Horta, no feminino, e André e George, no masculino, tentam uma das duas vagas oferecidas para países nos dois naipes

Vôlei de Praia Carol Horta Ângela Jogos Pan-Americanos
Carol Horta e Ângela foram bronze no Pan de Lima (Alexandre Loureiro/COB/arquivo)

Duas duplas brasileiras disputam a partir desta quarta-feira (18) uma vaga em Tóquio 2020 por meio do Pré-Olímpico de vôlei de praia em Haiyang, na China. Ângela e Carol Horta, no feminino, e André e George, no masculino, tentam uma das duas vagas oferecidas para os dois naipes. As vagas conquistas são do país e não necessariamente das duplas.

É a primeira vez em que um pré-olímpico de vôlei de praia. A modalidade estreou em Jogos Olímpicos em Atlanta (EUA), em 1996. Participam 16 duplas, sendo 15 dos países mais bem classificados no ranking mundial em 15 de julho de 2019, mais uma da China, do país sede do torneio.

O pré-olímpico de vôlei de praia terá um formato de disputas diferente de outras competições do Circuito Mundial. Na primeira fase serão quatro grupos com quatro duplas em cada e os três melhores avançam para a etapa seguinte. A seguir, formam-se outros quatro grupos, mas com três duplas e os dois melhores seguem. Na terceira fase serão dois grupos de quatro, com os dois melhores passando para a semifinal. Os finalistas carimbam passaporte para Tóquio 2020.

Ângela e Carol Horta

No torneio feminino Ângela e Carol Horta, medalhistas de bronze nos Jogos Pan-Americanos, estão no grupo B junto com Menegatti e Orsi-Toth, da Itália, Liliana e Elsa da Espanha e as japonesas Ishii e Murakani. A dupla disputou dois torneios na China nesta temporada e ficou com a prata em ambos.

“Ficamos bem felizes quando soubemos que representaríamos o Brasil neste pré-olímpico. É um torneio diferente, estamos bem motivados e focadas para fazermos uma boa campanha. Já jogamos duas etapas na China neste ano e conseguimos duas medalhas, é um lugar que nos traz sorte. Espero que desta vez não seja diferente. Vamos fazer o nosso melhor por lá e tentar garantir essa vaga para o nosso país”, disse Carol Horta.

André e George

Entre os homens os campeões do Superpraia 2019, André e George, serão os representantes brasileiros. Eles estão no grupo A ao lado de P. Gaoe Y. Li, da China, os italianos Nicolai e Lupo e os suíços Gerson e Heidrich.

“Este torneio é bastante diferente dos demais que já disputamos no Circuito Mundial. É a primeira vez que acontece com este formato. Para a nossa dupla eu acredito que será uma experiência boa. Será um evento com as melhores duplas do mundo e ainda valendo uma vaga nos Jogos Olímpicos para o nosso país. Estamos animados em jogar este campeonato, sabemos da importância do evento”, comentou André.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia