Siga o OTD

Pan 2019

Carol Horta e Angela são bronze no vôlei de praia

Carol Horta e Angela vencem cubanas por 2 sets a 0 e garantem pódio no vôlei de praia

Yael Rojas/Lima 2019

E veio medalha! Carol Horta e Angela conquistaram o bronze no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Na disputa pelo lugar no pódio, as brasileiras bateram as cubanas Delís e Martínez nesta terça (30) por 2 sets a 0 com parciais de 21 a 19 e 21 a 18.

É o segundo bronze de Carol Horta em Jogos Pan-Americanos. Em 2015, em Toronto, ela conseguiu a medalha jogando ao lado de Lili.

Como não poderia deixar de ser, a partida foi bem parelha. O primeiro set foi ponto a ponto até o 5 a 5, quando as cubanas deram a primeira escapada e fizeram 7 a 5. As caribenhas cresceram e foram a 13 a 9, mas Carol Horta e Angela mantiveram o foco e foram se recuperando aos poucos até empatarem no 17 a 17.

A reação deu moral e as brasileiras abriram 20 a 17 com muita vibração nas arquibancadas. Mas Delís e Martínez não estavam entregues, tanto que salvaram dois set points e obrigaram Carol Horta e Angela a pedir tempo. Na volta, Carol fechou em 21 a 19, levantando novamente a torcida!

O segundo seguiu o mesmo roteiro. Ponto a ponto até que Carol Horta e Angela escaparam no 9 a 7, mas durou pouco a vantagem. Delís e Martínez buscaram o placar e viraram no 13 a 12. Na reta final, vibrantes, as brasileiras voltaram a abrir dois de frente e desta vez não deixaram as cubanas reagir.

Hector Vivas / Lima 2019

Campanha nos Jogos Pan-Americanos

A campanha das brasileiras em Lima foi de seis jogos e cinco vitórias. Na fase de classificação fizeram 2 a 0 nas três rivais e saíram em primeiro lugar no Grupo C, o que garantiu vaga direta nas quartas de final. As segundas e terceiras colocadas das quatro chaves do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos precisaram jogar as oitavas.

A estreia foi contra Charles e Valenciana, das Ilhas Virgens, em uma partida que valeu mais pela confraternização do que pela disputa em sí. “É bem legal porque a gente tem troca de experiencias. Para elas também é muito bacana. Muitas vezes elas têm a gente como ídolo. Elas pediram para passar o jogo porque elas querem ter o vídeo do jogo depois. É legal esse momento com países que a gente acha que não tem muito esporte e poder ver eles aqui participando, como a Nicarágua e elas”, disse Carol Horta logo após o jogo.

A seguir, na estreia de fato, bateram as chilenas Mardones e Rivas. Apesar da vitória, elas não saíram satisfeitas com o desempenho. “Hoje eu não gostei tanto do meu rendimento, o meu saque não entrou do jeito que entrou ontem, do jeito que eu esperava”, disse Carol Horta. “Elas tiveram o mérito delas, mas a gente sabe que ainda tem muito a ser feito, trabalhar, e continuar evoluindo como time, como equipe em busca de nossa melhor performance”, comentou Angela.

A terceira partida da fase de classificação foi contra as mexicanas Orellana e Revuelta, que têm rodagem no circuito mundial de vôlei de praia. Apesar disso, as brasileiras venceram com muita autoridade e, desta vez, saíram satisfeitas da quadra. “Hoje foi diferente. A gente conseguiu impor o nosso ritmo, fazer o que a gente estava planejando fazer. Tudo fluiu muito bem”, afirmou Carol Horta.

Nas quartas de final, nova vitória por 2 sets a 0, agora contra as colombianas Ayala e Ríos. O jogo foi marcado pela vibração das brasileiras, animadas pela energia da arquibancada. “É uma competição incrível e eu estou curtindo cada momento, porque são momentos tão rápidos que eu quero estar vibrando a cada ponto com a Carol, com a torcida”, disse Angela.

Na semi, a primeira e única derrota. Caíram para Cook e Pardon, dos Estados Unidos, por 2 a 0. O resultado mandou as brasileiras para a disputa do bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019