Siga o OTD

Vôlei de Praia

Alison/Álvaro Filho ficam com a prata na etapa de Viena

Alison/Álvaro Filho fecharam um domingo prateado para o Brasil. Depois de Maria Elisa/Carol Solberg, a dupla brasileira também ficou com a prata da etapa de Viena do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Na final, perderam para a dupla Anders Mol/Christian Sorum, da Noruega, por dois sets a zero: 21-11 e 21-17. Os noruegueses são os atuais líderes do ranking mundial.

Apesar da derrota, Alison/Álvaro Filho continuam a grande sequência de resultados da recém-formada parceria. Mês passado, foram campeões da etapa de Espinho, em Portugal. Na semana seguinte, ficaram em quarto lugar na etapa de Tóquio, que serviu de evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2020.

A boa sequência credencia ambos na disputa por uma vaga olímpica. Apenas duas duplas brasileiras se classificarão para Tóquio, e Alison/Álvaro Filho foram os melhores brasileiros em uma etapa de 5 estrelas do Circuito Mundial. É o valor mais alto para uma competição do circuito.

Ontem, Alison comentou sobre a ascensão da parceria, iniciada apenas em março deste ano. “Nosso time está evoluindo. Nos juntamos há pouco tempo, como outros times, que acabaram se entrosando mais rápido. Nossa tarefa tem sido muito difícil. Saímos de country quota, jogamos torneios de três estrelas. Isso tudo é fruto de muita dedicação. Nossa equipe técnica trabalha muito para chegarmos nesse patamar,” ele comentou.

Durante a campanha, Alison e Álvaro Filho passaram por cima de várias equipes bem credenciadas. Nas quartas-de-final, despacharam a dupla atual campeã do mundo, Krasilnikov/Stoyannovskiy. Na semi, derrubaram a dupla americana Dalhausser/Lucena. Dalhausser foi medalha de ouro em Pequim 2008 ao lado de Tim Rogers.

Por sua vez, os adversários, Mol e Sorum, conquistaram pela sétima vez uma etapa do Circuito Mundial neste ano. Com isso, ficaram empatados em segundo lugar de todos os tempos com outras três duplas, todas brasileiras: Roberto/Franco Neto em 1995, José Loiola/Emanuel em 1999 e Ricardo/Emanuel, duas vezes, em 2004 e 2007. O recorde de todos os tempos pertence justamente a um dos americanos que ficaram pelo caminho de Alison e Álvaro Filho em Viena: Dalhausser, com Rogers, venceu nove etapas do Circuito Mundial em 2009.

Mais em Vôlei de Praia