Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ana Patrícia e Rebecca vencem e lideram ranking brasileiro

Com o título conquistado em Natal, Ana Patrícia e Rebecca assumem a liderança do Circuito Brasileiro ao lado de Bárbara Seixas e Fernanda Berti. Ágatha e Duda, antigas líderes, caíram para terceiro

Campeãs da etapa de Haia do Circuito Mundial de vôlei de praia e em São Luís pelo Circuito Brasileiro em janeiro e dos Jogos Sul-Americanos de praia na semana passada, Ana Patrícia e Rebecca provaram neste domingo que vivem um grande momento. Elas derrotaram Tainá e Victoria, dupla sensação da etapa de Natal, por 2 a 0, com parciais de 21/17 e 22/20. Com o resultado, elas assumiram a liderança do Circuito Brasileiro a um torneio do fim da temporada. Elas estão empatadas na ponta do ranking com Bárbara Seixas e Fernanda Berti, que ficaram em terceiro lugar ao vencer Taiana e Talita por 21/16, 17/21 e 16/14.

Com o título em Natal, Ana Patrícia e Rebecca, que começaram a semana em quarto, chegaram a 1680 pontos com os 400 somados neste domingo. Bárbara Seixas e Fernanda Berti, que estavam em segundo no ranking, alcançaram os mesmos 1680 com 0s 320 do terceiro lugar da etapa. Antigas líderes, Ágatha e Duda foram eliminadas nas quartas de final por Tainá e Victoria, somando apenas 240 pontos, pontuação que as fizeram cair para a terceira colocação do ranking nacional com 1600 pontos. A definição do título de 2018/2019 vai acontecer em abril, em João Pessoa, local da última etapa da temporada.

“É um desejo muito forte, queremos bastante esse título, uma conquista dificílima e que grandes atletas conseguiram. Mas sabemos que temos que pensar jogo a jogo, etapa a etapa. É preciso sempre estar concentrado em cada momento. Estamos treinando forte, vamos sempre ter essa vontade de vencer, e a gente espera que isso possa ser coroado com o título geral, se formos merecedoras”, declarou a mineira Ana Patrícia, de 1,94m.

O jogo

Ana Patrícia e Rebecca começaram dominando completamente o jogo. Com Ana, muito alta, complicando a vida das habilidosas Tainá e Victoria na rede e Rebeca mostrando muita disposição para defender e atacar, a dupla abriu 5 a 0 logo de cara. Aos, poucos, no entanto, as adversárias foram entrando na partida e conseguiram diminuir a diferença para dois pontos em um ace de Victoria.

Quando o placar estava em 8 a 6, Tainá e Victoria tiveram a chance de encostar de vez no placar, mas, depois de um rally extremamente disputado, Ana Patrícia colocou a bola no chão e a dupla voltou a respirar com três pontos de vantagem. A partir daí, as duas voltaram a abrir e chegaram a 12 a 6.

Atrás no marcador, Tainá e Victória não desistiram e chegaram a reduzir novamente a distância para 14 a 11 em um lance em que a arbitragem marcou dois toques de Ana Patrícia, mas elas não conseguiram se aproximar mais. Em um ace de Rebecca, a vantagem voltou a cinco pontos: 17 a 12.

A partir daí, Ana Patrícia e Rebecca souberam controlar o jogo até chegar à vitória no primeiro set num ataque de Ana Patrícia no fundo da quadra para fazer 21 a 16.

No segundo set, a história foi diferente. Tainá e Victoria, logo no primeiro pontos, ficaram na frente do placar pela primeira vez no jogo. As duas duplas passaram então a trocar pontos, mas sem que Ana Patrícia e Rebecca conseguisem passar a frente. Num ataque de Ana Patrícia na rede, a diferença chegou pela primeira vez a dois pontos: 8 a 6.

Em desvantagem, Ana Patrícia e Rebecca perderam um pouco da concentração e Tainá e Victoria se aproveitaram para chegar a 13 a 10.  A partir daí, a altura de Ana Patrícia na rede voltou a fazer a diferença. Quando não bloqueava, pelo menos conseguia conseguia tocar na bola para facilitar a defesa de Rebecca. Assim, elas foram reagindo até conseguir colocar dois pontos de vantagem 19 a 17.

Mostrando o mesmo vôlei que a fizeram derrotar Ágatha/Duda e Bárbara Seixas/Fernanda Berti na véspera, Tainá e Victoria foram buscar e empataram em 19 a 19. Mas, no final, fez a diferença a boa fase vivida por Ana Patrícia e Rebecca, que conseguiram fechar em 22 a 20 para conquistar o título da etapa de Natal do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

“Estamos trabalhando muito para que a gente consiga evoluir algum aspecto a cada etapa, mantendo o principal, que é nossa amizade, nossa parceria dentro e fora de quadra. Sabíamos que seria um jogo muito duro, fizemos a final contra Tainá e Victoria em Palmas, na primeira etapa, mas estudamos bastante a tática delas. A calma e a confiança em minha parceira ajuda nestes momentos de dificuldade no jogo”, disse Ana Patrícia.

Disputa do bronze

Dona da medalha de bronze na etapa de Natal do Circuito Brasileiro ao lado de Fernanda Berti, Bárbara comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo seu time e, principalmente, a forma como os obstáculos foram superados para chegar ao resultado deste domingo.

“Jogar contra Talita e Taiana é sempre um desafio. Apesar de a Talita ter pouco tempo de retorno depois de ter sido mãe, ela já está muito bem. É uma jogadora muito experiente, assim como a Taiana, então é muito bom poder jogar contra grandes adversários. Não se trata tanto da medalha, mas sim da evolução do nosso time. Estou muito feliz de ver essa evolução a cada jogo. Apesar de não ter feito um bom jogo ontem, na semifinal, conseguimos superar nossos obstáculos e limites para o jogo de hoje”, disse Bárbara.

A parceria de Fernanda Berti ainda fez questão de elogiar o trabalho em conjunto.

“É preciso manter a lucidez para que, apesar do cansaço, da dificuldade, consigamos perceber o que pode ser feito de diferente para qualquer ajuste. Hoje tivemos um diferencial nisso. A Fernanda se superou, o cansaço é muito grande, principalmente para a bloqueadora, que tem que correr para a rede, foram muitos rallys, enfim, tudo isso gera um cansaço muito grande, mas ela manteve a cabeça muito forte e isso foi o mais importante”, concluiu Bárbara.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia