Siga o OTD

Vôlei de Praia

Classificatório define últimas vagas para a fase de grupos

Disputas eliminatórias nos naipes masculino e feminino agitaram o primeiro dia do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia

Divulgação/CBV

O Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia da temporada 2019 começou nesta sexta-feira (15.02), em Fortaleza (CE), com a disputa do torneio classificatório. Foram realizadas 15 partidas, com quatro duplas em cada naipe avançando à fase de grupos da competição. Os duelos seguem até domingo (17.02) na arena montada no Aterro da Praia de Iracema, com entrada franca à torcida.

A disputa no naipe masculino contou com 16 times brigando pelas últimas vagas em 12 jogos eliminatórios. Avançaram Johann/Varela (RJ), Mateus/Davi (CE), Denilson/Jefferson (PE) e Gabriel/Gabriel (TO). Cada dupla venceu duas partidas para ratificar a classificação.

Eles se juntam aos outros 12 times que já estavam garantidos pelo ranking de entradas. São eles Fabrício/Tonny (MS), Misael/Bruno (SP), Gilson Souza/Julio (RN), Euller/Samuel (SC), Wudney/Allan (SE), Lucas/João Pedro (RJ), Thiego/Pablo (PB), João Vitor/Divino (DF), Hitchely/Mateus (AM), Luis/Alex (MG), Gabriel/Patrick (PR) e Diego/Pablo (CE).

Entre as mulheres, sete times lutaram pelas quatro vagas em três jogos eliminatórios. O mais bem ranqueado avançou sem entrar em quadra – Maria/Alana Almeida (PE) -, enquanto Maria Clara/Ana Beatriz (RJ), Larissa/Isabela (CE) e Giuli/Maria (PB) se garantiram com uma vitória.

Já estavam garantidas na fase de grupos Helena/Clara (SC), Renata/Ste (MS), Millena/Thainara (RN), Beatriz/Helena (BA), Maria/Emanuely (MG), Ágatha/Karol (SE), Rafaela/Manuela Niemeyer (RJ), Pamella/Giovana (PB), Camily/Thamiles (RO), May/Ana (PR), Isabella/Luana (SP) e Vitória/Adryele (CE).

Os 16 times são divididos em quatro grupos. Os primeiros colocados de cada chave vão direto para as quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma fase anterior, de repescagem (Round 1). As duplas que ficam em quarto lugar no grupo são eliminadas na primeira fase. Os vencedores das quartas de final vão às semifinais, e o torneio segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

A disputa também será uma prévia para a categoria adulta, já que Fortaleza também será palco do Circuito Brasileiro Open na próxima semana, de 20 a 24 de fevereiro, com diversos medalhistas olímpicos, pan-americanos e campeões mundiais em ação.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Os pontos vão para o estado, de acordo com a dupla mais bem colocada.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Mais em Vôlei de Praia