Dois brasileiros atuaram nesta quarta-feira (6) no vôlei da Europa com campeão definido na Liga Italiana e adiado na Polonesa. Na Itália, o Lube Civitanova, do central Davi Tenório, perdeu pela terceira vez seguida na série melhor de cinco para o Perugia e terminou vice-campeão. O time do oposto tunisiano Wassim Ben Tara venceu como mandante, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 25/27, 26/24, 25/22 e 25/20. Já na Polônia, o Bogdanka Lublin, do líbero Thales, sofreu a derrota, em casa, para o Aluron Zawiercie, em quatro séries (24/26, 25/20, 25/23 e 25/20), e terá que disputar o quinto e último jogo.
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta quarta, 9 de setembro
- Treinar no calor faz o corpo se adaptar? Ciência explica
- Muitas horas sentado? Quantos passos ajudam a reduzir riscos
- Exercício reduz estresse? Ciência explica o que muda
- Caminhar mais durante o dia melhora a saúde? Ciência explica
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Thales ainda pode ser campeão
O Bogdanka Lublin liderava a série contra o Aluron Zawiercie, por 2 a 1, e teve a primeira chance de ser campeão em casa. O líbero Thales atuou como titular nos cinco sets da derrota do time dele e finalizou sua participação como líder em defesas, com 13 bolas recuperadas. Além disso, ele recepcionou 20 saques do rival e cometeu só um erro, entregando 25% de passes positivos e 15% perfeitos. Pela equipe do brasileiro, o ponteiro Wilfredo Leon, cubano naturalizado polonês, liderou em acertos com 25 bolas no chão. Já do lado vitorioso, o oposto polonês Bartłomiej Bołądź somou 22 pontos e foi eleito MVP.
A definição do campeão na Polônia acontecerá no próximo domingo (10), às 9h45 (horário de Brasília). O time de Thales decidirá o título como visitante. O Aluron Zawiercie abriu a série final ao vencer por 3 sets a 0. Entretanto, levou a virada do Bogdanka Lublin, perdendo, respectivamente, por 3 a 1 e 3 a 0. Já na Itália, o central Davi Tenório iniciou o confronto como reserva e entrou em dois momentos, na primeira e quarta parcial, fechando o jogo zerado em pontos. Ele fez um saque e errou. Pelo time do brasileiro, o ponteiro búlgaro Aleksandar Nikolov terminou como maior pontuador com 25 pontos.
Já no Perugia, o campeão italiano de 2025/26, Ben Tara liderou em acertos com 18, seguido de perto pelo ponteiro ucraniano Oleh Plotnytskyi, que fez 14, e pelo ponteiro polonês Kamil Semeniuk, que contribuiu com 13. O título acabou sendo conquistado com duas vitórias por 3 sets a 1 e uma em parciais diretas.