Siga o OTD

Vôlei

 

Sesi Bauru quebra hegemonia do Osasco em finais e é campeão do Sul-Americano



O Sesi Bauru conquistou neste domingo (22) o título inédito do Sul-Americano de Clubes diante do Osasco. Na final da edição de 2026, o time bauruense precisou quebrar recente hegemonia do rival em duelos decisivos e venceu por 3 a 0



Acosta se destacou em ataques na vitória do Sesi Bauru sobre o Osasco a final do Sul-Americano de Clubes (Foto: Betto Dolorier/FPV)
Acosta se destacou em ataques na vitória do Sesi Bauru sobre o Osasco a final do Sul-Americano de Clubes (Foto: Betto Dolorier/FPV)

O Sesi Bauru conquistou neste domingo (22) o título inédito do Campeonato Sul-Americano de Clubes de vôlei feminino. Na final da edição de 2026, o time bauruense precisou quebrar recente hegemonia do Osasco São Cristóvão Saúde em duelos decisivos para ficar com o troféu. A equipe capitaneada pela levantadora Dani Lins ganhou o ouro ao bater o rival osasquense por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/20 e 25/20. Assim como todos os jogos do torneio, a decisão também ocorreu no Ginásio Lucha Fuentes, em Lima, no Peru. Finalistas continentais, os dois brasileiros estão garantidos no Mundial de Clubes de 2027.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A conquista traz alívio ao Sesi Bauru em confrontos diretos com Osasco em finais. Isso porque as comandadas do técnico Henrique Modenesi perderam, em pouco mais de um ano, as finais do Campeonato Paulista de 2024, da Superliga 2024/25, da Copa Brasil 2025, e da Supercopa do Brasil de 2025. O time bauruense alcançou o topo do pódio do Sul-Americano após três bronzes ganhos nas edições de 2022, 2023 e 2024. A cidade do interior de São Paulo ainda não tinha esse título, mas o projeto do Sesi, quando ainda estava a capital, sagrou-se campeão em 2014 contra o próprio Osasco.

Detalhes do jogo

O primeiro set começou com Osasco melhor e em vantagem. Porém, o Sesi Bauru cresceu e logo virou antes da metade da parcial. Os times chegaram na fase decisiva empatados em 19 a 19. Após invasão por baixo da central Larissa, a equipe bauruense fez 22 a 20. Em seguida, a central Mayany bloqueou Larissa e a distância subiu para três: 23 a 20. Sem desistir, as osasquenses marcaram dois seguidos com a ponteira estadunidense Caitie Baird em ataque e, posteriormente com Larissa em bola de xeque: 23 a 22. Depois, com placar em 24 a 23, a ponteira venezuelana Acosta fechou em ataque na diagonal: 25 a 23.

No segundo, com ataque da ponteira Maiara Basso, o Osasco fez 16 a 14. Porém, o Sesi Bauru logo igualou tudo em 16 a 16 em contra-ataque de Acosta. Com 17 a 17, Dani Lins foi para o saque e só saiu de lá quando as bauruenses venciam por 21 a 17, inclusive com ace no último deles. A virada de bola seguiu perfeita e a central Diana fez pelo meio: 22 a 18. Na sequência, a oposta Bruna Moraes marcou em diagonal curta: 23 a 19. A oposta argentina Bianca Cugno atacou para fora e o Sesi Bauru chegou ao set point: 24 a 19. Em novo ataque para fora, desta vez da ponteira Maira, o set acabou: 25 a 20.

Assim como os dois primeiros, o duelo chegou na parte decisiva em igualdade, desta vez, em 18 a 18. A partir daí, o Sesi Bauru tomou conta do jogo e abriu quatro marcando 22 a 18. O primeiro dos pontos foi em contra-ataque de Acosta. Depois disso, a central Valquíria cometeu infração na rede. Com dois a mais, Mayany foi para o saque e fez um ace. E, em novo contra-ataque, Acosta colocou no chão e consolidou a diferença. Mais uma vez acionada na entrada de rede, Acosta marcou e as bauruenses chegaram ao match point. E o jogo acabou com ataque da ponteira Kasiely explorando o bloqueio: 25 a 20.

Mais em Vôlei